Audiência Pública alerta para a importância da Educação no Trânsito em Itapetinga
O mês de maio é dedicado à conscientização no trânsito. Em Itapetinga, a Câmara de Vereadores, por iniciativa do vereador Jair Saloes (PMDB), colocou o assunto em pauta na manhã desta quinta-feira (4) durante audiência pública realizada com a presença de autoridades, representantes de entidades e estudantes.
O evento chamou a atenção da população para o comportamento seguro e a importância do respeito às regras de trânsito, apontando importantes ações educativas que podem ser desenvolvidas no município.
Participaram da mesa de discussões o secretário municipal de Planejamento, Washington Maciel; o coordenador da Comutran, Claudio Souza; o comandante da Guarda Municipal, Weltmo Santos; a Coordenadora Regional da 19ª Ciretran, Sibele Nery; Manoel Neto, representando a Secretaria Municipal de Educação; o presidente da OAB de Itapetinga, Fabrício Moreira; além de Eduardo Cardoso, representando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Núcleo Regional de Educação e Coroas Country Clube.
Entre os assuntos debatidos no evento estão criação de Escola Pública de Trânsito (EPT), Projeto Mais Trânsito na Escola, inclusão do Setor de Educação no Trânsito (SET) no organograma da Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comutran), formação de professores e estabelecimento de local fixo para instalação da Minicidade de trânsito.
Itamar Campos e Cleia Rosa, coordenadores do SET da Comutran, apresentaram dados sobre acidentes de trânsito no Brasil, destacaram a importância da Educação para o Trânsito e esclareceram importantes medidas previstas na legislação.
Ao final do evento, o vereador Jair Saloes garantiu que vai apresentar um projeto de lei propondo a inclusão da matéria “Educação no Trânsito” na grade curricular das escolas municipais e uma indicação sugerindo aos poderes competentes a criação de uma Escola Pública de Trânsito no município.
A audiência marca de forma especial a passagem do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, celebrado anualmente em 5 de maio, e do Movimento Maio Amarelo, que alerta para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Itapetinga.ba.leg.br