Brasil não é convidado pelo terceiro ano seguido para cúpula do G7
Nesta segunda-feira (2), a Alemanha anunciou a lista de países convidados para a próxima reunião dos líderes do G7 e, pelo terceiro ano seguido, o Brasil ficou de fora do encontro. Foram convidados os líderes da África do Sul, da Índia, da Indonésia e do Senegal.
O G7, grupo formado por países desenvolvidos, como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão e Canadá, além do bloco que forma a União Europeia, costuma convidar países que apresentem relevância no momento.
Esta edição tem como tema “Progresso na direção de um mundo equitativo” e vai discutir questões como fortalecimento de alianças para um planeta sustentável. Os debates vão acontecer entre os dias 26 e 28 de junho, no Castelo de Schloss Elmau, em Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha.
Na última edição, realizada no ano passado no Reino Unido, Austrália, Índia, África do Sul e Coreia do Sul foram os países convidados. Em 2020, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que o Brasil seria convidado para a reunião do G7, que naquele ano era presidido pelos Estados Unidos, então comandado por Donald Trump.
No entanto, devido a pandemia, o encontro foi adiado, e o Brasil acabou saindo novamente da lista. Em 2019, o Brasil também ficou de fora da cúpula. O Itamaraty ainda não se pronunciou sobre o assunto. (Bahia.Ba)