Canadá anuncia tarifas de 25% sobre produtos dos EUA em retaliação a sanções comerciais

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou neste sábado (1º) a aplicação de tarifas de 25% sobre 155 bilhões de dólares canadenses (equivalente a 106,5 bilhões de dólares) em produtos dos Estados Unidos. A medida é uma resposta às tarifas impostas pelo governo norte-americano.
Durante entrevista coletiva, Trudeau detalhou que a primeira fase, de 30 bilhões de dólares canadenses, entrará em vigor na próxima terça-feira (4). O restante, totalizando 125 bilhões de dólares canadenses, será implementado em 21 dias.
A decisão foi tomada após o presidente dos EUA, Donald Trump, assinar uma ordem executiva impondo tarifas de 25% sobre todos os produtos canadenses e mexicanos, com exceção dos itens energéticos canadenses, que terão uma taxa reduzida de 10%.
Trudeau destacou que as sanções prejudicam uma relação histórica entre os dois países e incentivou os canadenses a priorizar o consumo de produtos nacionais. “Comprem produtos canadenses e passem suas férias no Canadá”, apelou o premiê.
O primeiro-ministro também afirmou que o governo está analisando outras medidas não tarifárias, incluindo parcerias estratégicas em minerais críticos, energia e aquisições industriais.
https://www.instagram.com/marlon.araujos/