Caravana da Cultura Homenageia Miro Marques

Na noite da última quinta-feira (21/fev/2014), a Fundação Cultural Cabana da Ponte de Itororó, distante 27 km de Itapetinga, recebeu a Caravana da Cultura em Homenagem ao Valioso Cidadão itororoense Miro Marques, pelos relevantes serviços prestados à Comunidade. Seu nome de registro é Lindomiro Marques Silva, natural de Itororó-BA, nasceu  em 09 de novembro de 1945 (68 anos de idade). Casado, pai de dois filhos Shirley e Tony, avô de dois netos (Kauan e Bárbara).

De origem humilde teve uma infância sofrida, começou a trabalhar ainda muito cedo para ajudar a sua mãe, já que seu pai havia deixado a família para trás. Sua mãe que desempenhou papel de Mãe e Pai ao mesmo tempo, foi uma Guerreira, uma excelente professora, uma mulher gigante que venceu obstáculos e dedicou sua vida ao (s) filho (s). Miro que conheceu a lida do campo, foi ajudante de vaqueiro, trabalhador braçal, conheceu o peso da enxada, plantou, colheu, vendeu, aprendeu de tudo um pouco, mas contava com uma inteligência que Deus lhe presenteou e soube muito bem aproveitar.

Falar de Miro Marques requer conhecimento além da graduação, pois acreditamos que ninguém é capaz de expressar todos os seus valores, toda a riqueza de conhecimento que possui, do amor pelo o que faz, pelas pessoas, a dedicação com que abraça as causas nobres, a determinação em aprender a cada dia, de fazer o melhor, de se doar, de compreender melhor as pessoas, de resgatar a história de um Povo, de fazer o bem sem olhar a quem, enfim é muito difícil tentar pintar esse retrato.

Miro Marques como é carinhosamente tratado por todos, possui muitos dons, o doraciocínio lógico, o de escrever, de falar, de expressar através do papel, de compreender, tanto que há 50 anos ainda é considerado um dos mais importantes comunicadores da Bahia, apaixonou-se pela comunicação em julho de 1963 (há 51 anos) através do serviço de alto-falante A Voz da Rádio Som, na direção de Pedro José, trabalhou na Divulgadora Irapuã, emissora doCine Teatro. Passou pela A Voz da Cidade de Itororó, Rádios Fascinação e Jornal AM de Itapetinga, Rádio Itapuy FM de Itororó (105,3), onde comanda o Programa Baladas de Carinho, aos sábados, a partir das 20:30h até a meia noite.

Há 14 anos tornou-se um Historiador renomado, com trabalho reconhecido em todo o rincão da Bahia e até em outros estados. Colunista do Jornal Dimensão de Itapetinga em dois períodos: De 1989 a 1992 e de 2008 até o presente momento. Foi Vereador por Itororó de 1983 a 1988, chegando a presidir aCâmara Municipal nos últimos dois anos, onde deixou seu nome registrado nos anais da história política da cidade. Foi apresentador de auditório do Cine Teatro Irapuã, responsável pela primeira aparição pública do artista Netinho do Forró.

Miro Marques é um excelente escritor. Já publicou 15 obras de sua autoria, trabalho reconhecido por todos os seus leitores. A maioria das obras resgata a história da cidade, dos seus desbravadores, homens e mulheres que contribuíram com a história do município. Seu último Livro foi lançado em 2012, com o Titulo “Itororó 90 anos”. Miro Marques é um privilegiado, um homem respeitado por onde passa, por todos os segmentos da sociedade, construiu uma sábia amizade e cativa todos a sua volta.

Miro Marques e suas habilidades:

Para vencer na vida teve que se dedicar a tudo um pouco. Foi: Ajudante de Pedreiro; ajudante de vaqueiro; ajudante de oleiro; ajudante de cozinha; vendedor ambulante; garçom de boate; redator de jornal; motorista do estado; secretário de educação no município; se destacou com cargos importantes como, por exemplo, representante do FUNRURAL, continua sendo Radialista, Comunicador, Historiador e agora vai cursar História pela UNOPAR, depois de muita luta para realizar esse sonho.

Miro foi agraciado com uma homenagem da Loja Maçônica de Itororó, que lhe ofertou uma linda Placa em reconhecimento ao seu brilhante trabalho, suas obras, seu empenho em ajudar no crescimento e desenvolvimento da cidade.

CARAVANA DA CULTURA E A HOMENAGEM A MIRO MARQUES…

CARAVANA DA CULTURA: É um movimento desenvolvido e criado por artistas e amantes da cultura de nossa cidade, com o intuito de impulsionar e manter viva a arte em Itapetinga. Conhecidos popularmente como caravaneiros, a figura mor é representada pelo coordenador do evento, Agnelo Nunes, incansável em organizar e agendar as caravanas que já tem percorrido vários lares da cidade. Sem fins lucrativo, conta apenas com o apoio dos seus membros e representantes.

Não há normas e muito menos estatuto que a rege. Sobrevive longe da burocratização de tantas entidades que existem apenas no papel e pouco fazem pelo movimento cultural e artístico.  A Caravana Cultural está aberta a todos que queiram participar com música, poesia, humor, cordel e tudo que faz bem ao coração.

Personalidades e integrantes da Caravana Cultural, a exemplo de Dr. Kalú (Dr. Carlos Dutra /Médico Cardiologista), O Sr. Agnelo Nunes, os músicos Cláudio Carvalho, Mundinho, a Jornalistas  Eliene Portela, Ney de Massú (Humorista), Gilson de Jesus (Músico, Poeta, Político, Servidor Público Federal), Daniel Moreira (Poeta), Maciel, Eduardo Fiscina (cangaçólogo, professor, cordelista), Luzia, Joilson da Ciretran, Adilson, Diniz Cássia, os atores Aleandro e Lila Azevedo de Itororó, Dra. Virgínia de Alcântara Alves e Silva (Promotora de Justiça aposentada) que atuou brilhantemente no município de Itapetinga, Milton Marinho (empresário e político), Adilson Ribeiro (escultor e artista plástico renomado), dentre outras personalidades de Itapetinga e Itororó, amantes da Arte e da Cultura, cerca de 100 pessoas abrilhantaram a noite num clima de muito afeto, integração, Recital, Músicas, Contos, Entretenimento, Dedicatórias, a boa risada, pose para fotos com o homenageado e um delicioso lanche ao final do evento.

Miro Marques por por vários momentos enxugava as lágrimas, a emoção invadiu seu coração. A cada dedicatória, a cada abraço cultural, a cada participação ele se emocionava. Seus olhos fitos no palco onde acontecia o evento que conseguiu prender a atenção de todos os presentes. Todos os artistas participaram, cada um com sua habilidade e talento, transformando o palco em descontração, alegria, amor e humor ao mesmo tempo.

Vozes Lindas, Declamações emocionantes, Encenações marcantes, Recitais maravilhosos e o bom Humor fizeram parte da homenagem. O comerciante e humorista Ney de Massú, um dos últimos a apresentar, conseguiu enganar a muita gente que não o reconheceu em seu papel marcante (Deputado João Plenário), a cada a presentação ele cresce, o personagem fica ainda mais parecido com o da Praça é Nossa. Ney vestiu o personagem e entrou em cena assim que Seu Agnelo anunciou que havia solicitado da coordenação da Caravana, autorização para chamar um deputado federal que pediu para falar umas palavrinhas em homenagem a Miro Marques.

Depois de uma verdadeira propaganda entrou em cena o deputado ostentando poder e riqueza, desprezo com os pobres e as facetas engraçadas que contagiou a plateia. O deputado foi aplaudido ao fim da apresentação e fez muita gente se acabar de rir. Após finalizar sua participação Ney de Massú despiu o personagem e foi aí que algumas pessoas tomaram conhecimento de quem realmente se tratada aquele “deputado fuleiro”… Parabéns Ney pelo seu Crescimento Cultural e Intelectual!

Por último, o poeta de cordel Ari Campos fez uso da palavra e chamou o homenageado (Miro Marques) para subir ao palco do evento. Miro não mediu esforços e foi ovacionado pela plateia que ficou de pé. Ari Campos convidou os artistas e poetas Gilson de Jesus e Eduardo Fiscina para subir ao palco. Ari criou um Cordel com a história de Miro e solicitou que os amigos Eduardo e Gilson de Jesus fizessem a leitura do Cordel em sua homenagem. Mais uma vez Miro se emocionou e recebeu das mãos do Sr. Agnelo Nunes alguns exemplares da obra de Ari Campos.

 

A família de Miro assistiu bem de pertinho toda a homenagem e agradeceu aos bravos e incansáveis Caravaneiros de Itapetinga que não mediram esforços para realizar o 9º MOMENTO CULTURAL em homenagem ao amigo Miro Marques. Todas as despesas são assumidas pela coordenação do movimento. Gastos com lanche, transporte, sonorização, lembranças, material de expediente, entre outras, são de responsabilidade da coordenação. Sizinio Neto e Portela do Dimensão de Itapetinga registraram o evento até o final. Fonte:Repórter Sizinio Neto.

MIRO MARQUES  4

MIRO MARQUES  1

MIRO MARQUES  2

MIRO MARQUES  3

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.