Com problema técnico, Brasil tem 279 novas mortes por covid

O Brasil registrou nesta sexta-feira 279 novos óbitos em decorrência da covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 162.015, informou o Ministério da Saúde, embora números diários de cinco Estados não tenham sido computados devido a problemas técnicos.

A notificação de novos casos da doença provocada pelo coronavírus também foi impactada pelo incidente eletrônico. De acordo com a pasta, 18.862 novas infecções foram reportadas nesta sexta, com o total de casos no país atingindo 5.631.181.

O consórcio de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL levantou, junto às secretarias estaduais de Saúde, 256 mortes e 18.247 casos nas últimas 24 horas. Ao todo, os veículos de imprensa registraram 162.035 mortes e 5.632.505 infecções pelo novo coronavírus.

O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

Os Estados que não tiveram os números atualizados nesta sexta foram São Paulo (o mais afetado pela Covid-19), Santa Catarina, Amazonas e Tocantins. Já os dados referentes ao Amapá, que enfrenta um blecaute desde a noite de terça-feira, foram atualizados pela última vez na quarta.

O ministério afirmou ter identificado nesta sexta-feira um incidente em páginas web, fator que desconfigurou layouts de sites, mas acrescentou que dados e servidores da pasta não foram afetados e estão sendo preservados pelas medidas de segurança adotadas.

“A questão está sendo tratada pela equipe do DataSUS, e as páginas estão sendo restabelecidas… O Ministério da Saúde está revisando todas as camadas de segurança dos sistemas de Informação do SUS”, disse a pasta em nota, citando ainda a possibilidade de intermitência nos sistemas e na divulgação de informações durante o fim de semana.

O ministério havia informado na quinta-feira a identificação da existência de vírus em algumas estações de trabalho no ministério, mas disse que não há indícios de tentativa de invasão cibernética.

Fonte: Terra

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.