Conquista: Dados de violência contra a mulher assustam em 2021
É muito triste e preocupante ver como os números de violência contra a mulher continuam aumentando em Vitória da Conquista, mesmo com o trabalho ostensivo da Polícia Militar e da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) que tem como delegada titular a doutora Gabriela Garrido.
Segundo reportagem exibida pela TV Sudoeste, de janeiro até o mês de maio deste ano já foram registradas 817 ocorrências de violência doméstica. Foram 2.018 inquéritos repassados ao judiciário e 319 pedidos de medidas protetivas. Comparando com o mesmo período do ano passado foram 513 casos enviados ao judiciário e 174 pedidos de medidas protetivas, ou seja, houve um aumento expressivo de casos de violência contra mulher se comparado ao mesmo período do ano passado.
Na reportagem, a delegada alertou para que as mulheres vítimas de violência denunciem o companheiro já no primeiro ato de ameaça.
Em Vitória da Conquista a DEAM funciona dentro do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), localizado na Rua Humberto Martins de Campos, nº 205, bairro Jurema. Telefone da DEAM é (77) 3425-8369.