Deputada Fabíola Mansur saúda os 101 anos do  Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) completará 101 anos de fundação no dia 24 de setembro. Antecipando-se às comemorações, a deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou moção de

 congratulações na Assembleia Legislativa para registrar a passagem da data. “A instituição é a legítima criadora de uma das mais profícuas e respeitáveis instituições científicas de nossa terra, cuja memória deve ser preservada com especial carinho por todos e em nome daqueles que fizeram parte de sua história”, afirmou a socialista.

Segundo Fabíola Mansur, a história do Lacen se confunde com a história da medicina tropical, das doenças infecciosas e parasitárias e do estudo da infectologia na Bahia. Ela contou que em setembro de 1915, criado como Instituto Bacteriológico, Antirrábico e Vacinogênico da Bahia, destinado à preparação de soro contra a peste bubônica e vacina antivariólica “passou ao longo das décadas uma progressiva expansão de suas atividades passando de Fundação Gonçalo Moniz, depois Instituto de Saúde Pública, e enfim Laboratório Central de Saúde Pública do estado da Bahia”, explicou.

A deputada contou que, atualmente, o Lacen, com vida própria, incorpora a função de não somente ser o laboratório de vigilância epidemiológica, sanitária, saúde ambiental e da saúde do trabalhador do estado da Bahia, como também gerencia os 21 laboratórios que compõe a Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública do Estado da Bahia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.