Deputados querem Eduardo Bolsonaro fora de comissão por críticas à China
Deputados de grupos ligados à relação Brasil-China querem o afastamento de Eduardo Bolsonaro (PSL) da presidência da Comissão de relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. O pedido de afastamento, que tem por base recentes críticas feitas pelo parlamentar àquele país, deve ser protocolado já na próxima semana, quando haverá sessão plenária na Câmara dos Deputados, diz o UOL.
No Twitter, Eduardo afirmou que programa Clean Network, a que o governo declarou apoio, protege seus participantes de invasões e violações de informações particulares e a iniciativa afasta a tecnologia da China, além de evitar a espionagem do país asiático.
A embaixada chinesa reagiu ao texto e falou em consequências negativas pela manifestação do deputado.
O pedido de afastamento de Eduardo Bolsonaro é liderada pela presidente do grupo parlamentar de apoio as relações entre os países do BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Perpétua Almeida (PCdoB-AC).
O pedido tem apoio dos presidentes da frente parlamentar Brasil-China, Fausto Pinato (PP-SP), e da frente de Amizade Brasil-China, Daniel Almeida (PCdoB-BA). O grupo procura apoio da bancada ruralista. A China é um dos principais parceiros econômicos do Brasil.
BN