Fabíola Mansur: Comissão quer criação de fundo estadual para enfrentamento à violência contra a mulher
A Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa esteve reunida nesta quarta-feira, (8), para tratar dos encaminhamentos relacionados à ampliação e qualidade de políticas de assistência à mulher no estado da Bahia. Dentre as deliberações pautadas, o colegiado pontuou a Indicação nº 20.944/2015, de autoria da presidente do colegiado, deputada Fabíola Mansur (PSB), sobre a criação de um fundo estadual para o enfrentamento da violência contra a mulher, que tem como intuito proporcionar maior assistência às mulheres em situação de violência.
A proposta foi uma das rejeitadas pela Casa Legislativa – todas as 16 emendas apresentadas, entre as quais 6 da deputada Fabíola, foram rejeitadas pelo relator da LDO. Porém, levando em consideração a relevância da matéria, a comissão avalia a possibilidade de buscar, junto aos demais pares, apoio para criação do fundo. Segundo a presidente, “a disponibilização de tal recurso pode auxiliar na qualificação de profissionais para o atendimento de mulheres vítimas de qualquer tipo de violência”, além de ampliar este atendimento fazendo com que ele chegue a inúmeras regiões do Estado.
Para a deputada Neusa Cadore (PT), a criação do fundo possibilita a realização de mais ações em prol do combate e enfrentamento da violência. O líder do Governo na Casa, deputado Zé Neto (PT), esteve presente à reunião e pediu que seus membros elaborassem um novo documento pedindo a criação do fundo. O parlamentar se comprometeu a ajudar a comissão na negociação junto ao Governador Rui Costa para efetivação do fundo.