Fabíola Mansur lamenta morte da militante feminista Nair Goulart

O falecimento da líder sindical e militante feminista Nair Goulart, ocorrido anteontem, dia 7, no Hospital da Bahia causou profundo pesar na deputada Fabíola Mansur (PSB), que prestou homenagem póstuma através de uma moção na Assembleia Legislativa. A parlamentar justificou que “era com extrema tristeza que lamentava o falecimento da querida amiga e guerreira Nair Goulart, 65 anos, presidente da Força Sindical na Bahia”. Nair, que foi sepultada ontem, no cemitério Jardim da Saudade, às 10h30, lutou bravamente contra o câncer que lhe tirou a vida durante seis anos, mas não se deixou abater em nenhum momento, dando mais um exemplo de garra e determinação.

 

“Perdemos uma das principais lideranças do movimento sindical no país. Dona de uma trajetória das mais vitoriosas, foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, dentre outros importantes cargos que ocupou na sua vida de militante sindical. Foi uma militante política e voz ativa em todos os movimentos em defesa dos trabalhadores. Combateu a ditadura durante o regime militar e se tornou uma das dirigentes sindicais reconhecida internacionalmente”, justifica a deputada.

Nascida em 1951, na cidade de Dores do Indaiá, no estado de Minas Gerais, onde começou a trabalhar muito cedo para ajudar no sustento da família. Aos 12 anos já trabalhava como doméstica. Feminista, Nair participou de diversas lutas em defesa dos direitos fundamentais das mulheres trabalhadoras brasileiras e do mundo.

“Gigante na defesa da igualdade e de um mundo mais justo, mesmo enfrentando dias tão sofridos e sombrios. Minha convivência com Nair foi grande, e a defesa dos direitos das mulheres nos uniu, e a amizade floresceu. Tivemos a honra de lhe prestar uma homenagem na Câmara de Vereadores de Salvador, a Comenda Maria Quitéria, num momento memorável”, afirmou Fabíola Mansur, acrescentando que Nair será eternamente um exemplo de dignidade, solidariedade e de compromisso. “Nossa solidariedade à família, amigos, amigos sindicalistas, além de todos que tiveram a honra e a alegria de conhecer essa grande mulher”, conclui a socialista.

*Com informações da AL-BA

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.