Filho de ex-vice de Lula pode assumir ministério petista; saiba quem

Entre os diversos nomes cotados para compor os ministérios do futuro governo de Lula (PT), um deles tem uma certa ligação com o passado recente do ex-presidente entre 2003 e 2010.

O filho do ex-vice-presidente José Alencar, Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), está disposto a comandar algum ministério no próximo governo, caso seja convidado pelo petista.

José Alencar Gomes da Silva, pai de Josué, foi vice-presidente nos 2 mandatos de Lula, de 2003 a 2010. Morreu em 2011, após uma longa batalha contra um câncer.

A expectativa é a de que Josué comande, de acordo com o portal Poder 360, os ministérios da Fazenda ou Indústria e Comércio. Josué tem uma imagem positiva no mercado em São Paulo, no entanto, enfrenta problemas com dirigentes da indústria no comando da Fiesp.

O atual presidente da Fiesp é dono da Coteminas desde o fim da década de 1990. Foi eleito em chapa única em julho de 2021 e tomou posse em janeiro de 2022. Além dele, outro nome levantado para a pasta da Indústria foi o do CEO da Embraer, Jackson Schneider, que negou intenção de integrar o governo.

Na política, Josué Gomes candidatou-se ao Senado pelo MDB de Minas Gerais em 2014, mas acabou não sendo eleito. Nascido em Minas Gerais, Josué vive em São Paulo há 35 anos. (BNews)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.