Governo entrega 156 novas ambulâncias para fortalecer o Samu em 15 estados

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, entregou nesta quinta-feira (27) 156 novas ambulâncias para reforçar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Com um investimento total de R$ 50,4 milhões, os novos veículos irão atender 114 municípios de 15 estados, beneficiando cerca de dois milhões de pessoas.
Entre as cidades contempladas, 94 receberão uma ambulância do Samu pela primeira vez, incluindo Cavalcante (GO) e São Lourenço do Piauí (PI). A iniciativa faz parte do esforço do governo para ampliar e renovar a frota do serviço de urgência.
Durante o evento em Brasília (DF), Alckmin, que também é médico, destacou a importância da agilidade no atendimento de emergências. “Os primeiros 60 minutos fazem toda a diferença. Um atendimento rápido e com equipe treinada salva vidas, diminui sequelas e faz uma diferença”, afirmou. Ele também relembrou os três princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS): universalidade, integralidade e igualdade no atendimento.
O objetivo do governo é universalizar o acesso ao Samu e renovar toda a frota até o fim de 2026, por meio de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa é que, em 2025, todos os veículos em operação tenham até cinco anos de uso. Atualmente, o Samu conta com mais de 4,3 mil veículos que atendem 188,6 milhões de brasileiros em 4.143 dos 5.570 municípios do país.