Guanambi: Cidade registra mais de 200 casos de dengue, Chikungunya e zika
Subiu o número de casos confirmados de dengue e notificações de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti em Guanambi. Cerca de 482 casos suspeitos e 172 confirmações de dengue, 30 de Chikungunya e 3 de zika foram contabilizados até o momento. No total, o município registrou 205 casos confirmados das respectivas doenças.
Conforme noticiou o site Agência Sertão, a informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (19). Em comparação ao boletim anterior, divulgado no dia 31 de maio, houve um aumento de 21 casos de dengue. Os casos de chikungunya e zika permaneceram estáveis nesse período.
A quantidade de casos de dengue no primeiro semestre de 2020 é quase 10 vezes maior do que o registrado em todo o ano de 2019, quando ocorreram 19 casos.
Segundo Ernivaldo Viana, diretor do departamento de vigilância epidemiológica, o trabalho do setor segue de forma intensa no combate ao aedes aegypti, mesmo com a preocupação relacionada à pandemia do coronavírus. Ele salientou que o aumento do volume de chuvas este ano favoreceu a criação de focos de água parada, fundamental para a proliferação do mosquito transmissor. (BN)