Guarda Municipal de Itapetinga faz operação de combate ao cerol e à linha chilena

A Guarda Municipal de Itapetinga (BA) está realizando uma série de ações de combate ao cerol e à linha chilena na cidade. A operação começou nesta quarta-feira, 02 de agosto, visando alertar sobre o perigo da linha chilena.

A guarda está percorrendo a cidade e apreendendo pipas e linhas que contenham o material. Após serem recolhidas, elas são catalogadas e depois queimadas.

Segundo a Guarda Municipal, até aqui, ninguém foi preso, mas quem está sendo localizado fazendo uso de cerol ou linha chilena está sendo orientado e, em alguns casos, os responsáveis são notificados da prática.

Empinar pipa não é ilegal, é tradicional e pode inclusive ser saudável – basta ter atenção onde e como se está praticando a brincadeira. A venda e uso da linha com cerol são considerados crimes e proibidos por Lei.  O uso do cerol, linha chilena ou quaisquer outro tipo de linha cortante também é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.