Itapetinga: Aconteceu Na Câmara de Vereadores Encontro Regional de Radialistas e Comunicadores
Aconteceu em Itapetinga, sudoeste baiano, no último sábado (12/10), um Encontro Regional de Radialistas e Comunicadores, no Plenário Dr. Ulisses Guimarães na Câmara de Vereadores. Em maio deste ano, houve uma reunião dos radialistas de Itapetinga com o vereador Amaral Júnior, que propôs uma série de ações para valorização da categoria.
O encontro do último sábado (12/10), foi provocado por vários radialistas de Itapetinga (Vagner Ribeiro, Roberto Alves, Márcia Aguiar, entre outros) que contataram com o coordenador do SINTERP (Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade do Estado da Bahia), Sr. Everaldo Santos Monteiro, que não mediu esforços para participar do referido encontro.
O objetivo do evento foi reunir o maior número de profissionais da área para discutir as seguintes questões: Qualificação Profissional, Ética da Profissão, atuação do SINTERP/BA em prol da valorização dos profissionais e do respeito aos direitos dos trabalhadores em comunicação, Registro Profissional e União da Categoria.
O Coordenador do SINTERP/BA, Sr. Everaldo Santos Monteiro, que inicialmente falou da satisfação de novamente retornar à Itapetinga para discutir os interesses da categoria presidiu o Encontro. Foi formada uma Mesa Solene composta pelo Coordenador Everaldo, os radialistas e comunicadores de Itapetinga, Sr. Juraci Nunes (Bel: em Direito), Sr. Nivaldo Viana (Decano da Comunicação), Sr. Hernando Cardoso (Olho Vivo do Rádio), Sr. Jeremias Pereira, Roberto Alves e Vagner Ribeiro.
Radialistas e Comunicadores de Itapetinga, Itarantim, Maiquinique, Itororó e até da cidade de Guanambi, a exemplo do itapetinguense Wellington David que trabalhou na Rádio Cidade e outras emissoras da região, participaram do evento.
O assunto que acabou polemizando o encontro foi a dificuldade para emissão do Registro Profissional a partir de agora, visto que o comunicador ou radialista que estiver em atividade sem o devido registro necessita Cursar uma faculdade (Comunicação Social) ou Curso Técnico (Ensino Médio) por escola habilitada e reconhecida pelo MEC, mas o problema é que em Itapetinga nenhuma instituição de educação oferece o curso. Eis o questionamento, os interessados terão que se deslocar para outras cidades para obter o Curso.
Durante o evento houve um momento cultural com o comediante Ney de Massu que encarnou o personagem do Deputado da Praça É Nossa e levou a plateia ao delírio. O vereador e radialista Amaral Júnior se colocou a disposição para cobrar da UESB e do IF-baiano a possível implantação do curso em Itapetinga.
Ao final do evento os participantes elegeram o radialista Gilson Mix como Diretor Regional (Território Médio Sudoeste), o qual vai se reunir com a diretoria do SINTERP/BA e atuar em defesa da categoria na região.Texto Sizínio Neto, Lentes Marlon Araújo.