Itapetinga: Audiência pública itinerante vai debater políticas de enfrentamento às drogas

A maconha é a droga mais consumida no Brasil, mas, segundo uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, o país é o maior consumidor de crack do mundo. Para discutir políticas públicas de enfrentamento às drogas, a Câmara Municipal de Itapetinga realizará uma audiência pública itinerante na próxima segunda-feira (20), a partir das 19 horas, no Centro Educacional Ismael Cruz Lima, localizado no bairro Quintas do Morumbi.

O evento faz parte da programação da Semana Municipal de Combate ao Crack e outras Drogas, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad). Neste ano, as atividades serão realizadas entre os dias 20 e 24 de novembro e se concentrarão no Bairro Américo Nogueira, movimentando escolas, igrejas, centros de recuperação, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e toda a comunidade.

A mesa de debate da audiência pública será composta por autoridades e representantes de instituições ligadas ao tema, além de contar com a participação do palestrante Gabriel Barros, que integra a articulação baiana de Conselho Penal, e do Capitão Dalmo Porto de Assis, ambos de Vitória da Conquista. Em conjunto com a Polícia Militar e o Ministério Público do Estado da Bahia, Gabriel tem desenvolvido um importante trabalho de conscientização em presídios, escolas, igrejas, projetos sociais e casas de acolhimento.

O requerimento da audiência é de autoria da Mesa Diretora da Casa Legislativa, que é composta pelos vereadores Eliomar Barreira/Tarugão (presidente), Márcio Piu (vice-presidente), Fabiano Bahia, Nailton Negreiro e Gilmar Piritiba (1º, 2º e 3º secretários, respectivamente). “O uso de drogas é um mal social em todo o mundo, o que infelizmente não é diferente na nossa cidade”, afirmaram os autores no documento que foi aprovado por unanimidade no mês de junho. Eles esclareceram que o principal objetivo é buscar alternativas em conjunto com a sociedade para prevenir e combater o uso de drogas, especialmente entre os jovens do município. 

O uso de drogas é considerado um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Para especialistas no assunto, as políticas públicas devem ser mais humanitárias e menos punitivas. De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, a ONU considera que o tráfico de drogas é hoje a principal causa de encarceramento no Brasil. Das mais de 622 mil pessoas no sistema prisional brasileiro, 28% estão presas por tráfico de drogas. Desses detentos, 55% têm entre 18 e 29 anos.

Segundo Jádira Gomes, coordenadora municipal de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, o município de Itapetinga conta com um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), que tem como objetivo promover atenção e tratamento diário, aberto e de base comunitária às pessoas que sofrem com transtornos mentais, decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, proporcionando-lhes cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial.

Atualmente, 910 usuários estão inscritos no serviço nas modalidades intensivo, semi-intensivo e não intensivo. O Caps-AD conta com uma equipe multiprofissional composta por médico clinico, médico psiquiatra, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêutico, técnicos de enfermagem, monitores de oficinas terapêuticas e pessoal de apoio. Quando são esgotados os recursos da Rede de Atenção Psicossocial, os casos de urgências e emergências são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ascom/Câmara

campanha

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.