Itapetinga: Câmara aprova resolução que cria o Memorial do Legislativo
Em sessão virtual realizada nesta quarta-feira (18), a Câmara Municipal de Itapetinga aprovou, em segunda votação, o Projeto de Resolução Nº 01/2020, de autoria da Mesa Diretora, que cria um memorial para reunir, gerenciar, divulgar e preservar fatos da trajetória do legislativo itapetinguense.
A ideia da criação do Memorial da Câmara Municipal de Itapetinga partiu da presidenta Naara Duarte (PSC), que também idealizou a Escola do Legislativo.
Conforme o texto da Resolução, o Memorial deverá ser composto de um conjunto documental, impresso ou manuscrito, folhas datilografadas, arquivos fonográficos, midiáticos, fotográficos, digitais ou de qualquer meio existente ou que venha a ser criado.
Os registros históricos da Câmara Municipal deverão ser divulgados por meio de ações junto à comunidade, que evidenciem sua importância no contexto histórico do município.
A Resolução prevê ainda que o Poder Legislativo poderá formar convênios ou parcerias com órgãos públicos e privados com o objetivo de dotar o Memorial de condições técnicas e financeiras adequadas para o seu bom funcionamento e divulgação.
O Memorial poderá contar com a colaboração da comunidade itapetinguense, mundo acadêmico, historiadores, pesquisadores ou qualquer pessoa que tenha documentos e deseje cedê-los para o seu acervo.
O local onde será instalado o Memorial do Legislativo já está construído. A obra deve ser inaugurada até o final da atual legislatura.