Itapetinga: Comunidade e CRAS Uma Parceria de Sucesso
Os CRAS´s – Centros de Referencias da Assistência Social, são unidades públicas em áreas com índices de vulnerabilidade e risco social, destinados ao atendimento socioassistencial de famílias, funcionam como um dos principais equipamentos de desenvolvimento dos serviços socioassistencias da proteção Básica.
O Governo Municipal através da SMDS disponibiliza para a comunidade de Itapetinga unidades de CRAS: Américo Nogueira, Nova Itapetinga, Vila Riachão, Vila Isabel e uma unidade volante, que articulam e fortalecem a rede de Proteção Básica, previnem situações de riscos e apóiam famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promovem os meios necessários para fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, entre outros.
Ações como cursos, reuniões de grupos, palestras, oficinas, distribuição de sopas, grupo de gestantes e projetos sociais movimentam as unidades em Itapetinga e envolvem a comunidade, que destaca a importância desses veículos, “Faço parte do grupo da sopa e acho ótimo, por que muitas vezes quem não tem o alimento em casa para as crianças, pegam a sopa aqui no CRAS, eu adoro o atendimento, vou fazer o curso de manicure que não fiz agora por que as vagas terminaram, mas na próxima turma eu entro, e todo curso que tiver eu vou participar sim”, afirmou Mariza Ferreira Santos. Sirlene Pereira de Jesus, moradora do Quintas do Sul participou do curso de docinhos, “A gente chega aqui é muito bem recebido, eu estou participando do curso de docinhos de festa, a minha filha participa de vários cursos aqui no CRAS e faz parte do grupo de gestante”.
D. Maria da Glória Sena Silva, que participa do grupo de idoso e do grupo de mulheres afirmou que depois do atendimento do CRAS, sua vida mudou, “Isso aqui é simplesmente maravilhoso, eu estou vivendo aqui uma nova vida. Estou aprendendo coisas novas, eu era uma pessoa retraída, hoje me sinto mais a vontade, uma pessoa melhor, minha vida mudou muito, aqui todos são marvilhosos”.