Itapetinga: CREAS Realiza Reunião Com Profissionais Da Educação
Profissionais de várias escolas das redes particular, estadual e municipal de ensino participaram ontem no auditório da SMDS (Secretaria Municipal de Educação) de uma reunião promovida pelo CREAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, com o objetivo de debater sobre a prevenção da violência, o uso de drogas, além de violação dos direitos da criança e do adolescente.
“A nossa intenção é firmamos parceria com a educação, uma vez que nosso público alvo é justamente a criança e adolescente, e em sua maioria são da rede municipal de educação e firmamos está parceria para trabalharmos com a prevenção da violência, uso de drogas e violação dos direitos, e por isso este encontro com os gestores para estabelecermos está parceria dentro das escolas”, afirmou Haiala Tamburi, coordenadora do CREAS.
Para a psicóloga do CREAS, Liscia Moreira, o maior problema encontrado no combate a qualquer tipo de violência com menores é a falta de denuncia, “Divulgar este trabalho que contribui com a prevenção também é papel do CREAS, que assim promove a segurança e saúde das crianças, pois precisamos combater todo tipo de violência, seja física ou psicológica, negligência ou exploração sexual, que vem crescendo em todo lugar. Nosso papel nesta reunião é disseminar esse projeto na rede municipal de ensino, para que eles possam se juntar a nós nessa luta para minimizar a violência. Inclusive em parceria com o Conselho Tutelar e a rede sócio assistencial estamos fazendo o resgate de algumas crianças vitimas. Hoje nosso maior obstáculo é a denúncia, pois as pessoas receiam, tem medo de fazer a denuncia, eu quero pedir a quem sabe, seja caso de abuso sexual, violência psicológica ou física, ou algum tipo de exploração, denuncie! Faça sua parte, é muito simples, ou disque 100”. Decom . Márcia Aguiar.