Itapetinga: Forrozeiro e ex-deputado Edigar Mão Branca é o aniversariante de hoje (14)
Edigar Mão Branca é o nome de guerra de Edigar Evangelista dos Anjos, brasileiro, cantador, poeta, radialista e forrozeiro. Assumidamente um cabra de pé de serra, de vaquejada e tirada de leite, Edigar nasceu em 14 de janeiro de
1959, no Lodo das jegas região da Mata Fria distrito de Macarani na Bahia.
Filho de família agricultora, veio para a cidade Itapetinga-BA pela primeira vez com apenas seis anos de idade trazido por sua tia, Dona Zita, que lhe conduziu à escola, da qual fugiu várias vezes, pra brincar no campo, tomar banho de rio, farras de ferra, festas de reisado, noitadas de forró, caçadas de tatu, esperas de macuco, mansas de brabos, etc. Lidas que hoje contribuem para a autenticidade do que canta o violeiro Edigar Mão Branca, nome-apelido que veio do vitiligo das mãos, mas ao contrário de Michael Jackson que aproveitou a doença para embranquecer de vez, Edigar utilizou para assumir uma identidade forte e original no meio artístico.
Seu excelente e original trabalho, desde o inicio reflete a pertinência em relatar a realidade do povo do sertão, identidade única que ele mostra com toda sutileza em suas palavras traduzidas em cantos e encantos. Isto é uma soma de simplicidade, autenticidade, talento e coragem na árdua caminhada que os bons acabam sempre tendo que trilhar.
Edigar Evangelista dos Anjos, brasileiro, também foi eleito Deputado Federal e foi um nato defensor dos direitos do cidadão, inclusive dos nordestinos.
Parabéns Mão Branca!
Por: Marlon Araújo