Itapetinga: Homem de 54 anos vivia debilitado em meio ao lixo, ratos e baratas
Uma história comovente, de final feliz. Na manhã do último sábado, 21/11/15, a nossa Reportagem foi procurada por moradores da Avenida das Indústrias, Bairro Nova Itapetinga, relatando o drama de um alcoólatra de 54 anos, que há meses estava vivendo em um cômodo pequeno, sem energia, água potável, banheiro, em meio ao lixo, em um ambiente hostil, fétido, em meio a muita sujeira, ratos e baratas, além da saúde comprometida, bastante debilitado. Trata-se do Sr. Alaíde Francisco Viana, 54 anos, natural da região da Água Sumida, pertencente ao município de Itarantim, que morou muito tempo em São Paulo, já teve bons empregos, retornou para a Bahia, morou com sua irmã em Rio do Meio, Distrito pertencente ao município de Itororó.
Ele estava sendo cuidado pela irmã em Rio do Meio, mas assim que pegou uma melhora, decidiu por conta própria voltar pra Itapetinga, onde ficou na mendicância e vivia no referido casebre que pertence aos herdeiros de sua família, um imóvel sem a mínima condição de habitação.
Quando retornou para Itapetinga, Alaíde Francisco voltou a beber durante o dia, e à noite dormia no casebre. Com o passar do tempo, ele foi se debilitando até que a condição física não lhe permitia se levantar. Começou a acumular alimentação doada pela comunidade, grande quantidade de pães, garrafas pet de água potável para consumo, onde dormia num colchonete completamente encharcado de fezes e urina.
Quando chegamos ao referido endereço, precisamente na casa onde estava Alaíde Francisco, não acreditamos na imagem aos nossos olhos, havia um homem sem camisa, com as costelas visíveis, muito debilitado, deitado no meio do lixo, em meio a ratos e baratas, o lugar exalava um odor muito forte proveniente da imundície encontrada na casa.
Nossa primeira reação foi retirar o cidadão do meio do lixo, providenciar água, roupa, sabonete e luvas com os vizinhos para lhe ofertar um banho bastante demorado para limpá-lo completamente e em seguida providenciar ajuda através do SAMU 192 para levá-lo ao Hospital Cristo Redentor – Unidade da Fundação José Silveira, onde permanece internado para se reabilitar, pois existe a suspeita de uma pneumonia aguda.
Sizinio Neto que estava acompanhado da esposa Cris Sousa, não mediu esforços e arregaçou as mangas para dar banho em Alaíde com a ajuda de Catingueiro do Residencial José Ivo e do irmão de Alaíde, Amilton que reside no 12 de Dezembro. depois de Alaíde Francisco foi encaminhado ao Cristo Redentor, Sizinio Neto e Catingueiro permaneceram no local por mais três horas para completar o ciclo de limpeza da casa, de onde retirou dezenas de garrafas pet com urina, vasilhames e sacolas com fezes, muito lixo, ratos e baratas.
As vizinhas de Alaíde se juntaram para lavar o casebre depois que o lixo e dejetos foram retirados. Sizinio Neto acionou o vereador José Antunes (PSC) e seu assessor Marlon Araújo, os quais estiveram no local e constaram a situação crítica desse cidadão. Marlon Araújo, a pedido do colega Sizinio Neto, esteve pessoalmente na casa da Sra. Cristiane Nunes (Assistente Social, Presidente da Defesa Civil e Coordenadora da Proteção Especializada ligada ao CREAS), a fim que houvesse ajuda por parte do poder público, mas a Sra. Cris Nunes não foi encontrada em casa e nem atendeu as chamadas de celular.
Conseguimos manter contato com o Pastor Cloves do Centro de Recuperação União pela Fé, o qual se colocou a disposição em ajudar, assim como disponibilizou uma vaga para o Sr. Alaíde Francisco assim que deixar a Unidade Hospitalar. O irmão de Alaíde, Amilton, não soube dizer porque razão seu irmão chegou a essa situação, disse apenas que Alaíde não aceitava ajuda de ninguém, muito menos da família que acabou o deixando de mão.
As imagens abaixo falam por si. Ainda que você não acredite, o fato é verídico, aconteceu na Avenida das Indústrias, casebre de nº 492, Bairro Nova Itapetinga.
Por: Sizinio Neto/Fotos Marlon Araújo.