Itapetinga: II Palco Iluminado de Histórias
Acontecerá no próximo dia 20 o II Palco Iluminado de Histórias, evento literários que tem como objetivo resgatar a oralidade através da contação de história, arte milenar que encanta gerações, levando o público a se emocionar, rir e se encantar com a literatura.
A arte de narrar histórias encontra suas raízes nos povos ancestrais que contavam e encenavam histórias para difundirem seus rituais, os mitos, os conhecimentos acerca do mundo sobrenatural ou não, e sobre as experiências adquiridas pelo grupo ao longo do tempo.
Com o passar do tempo e com o surgimento da tecnologia a figura do contador de história foi esquecida. Felizmente a partir da década de 90 surgiram diversos movimentos e programas com o intuito de regatar essa prática. Hoje contar histórias significa salvar o mundo imaginário.
As histórias são patrimônios da humanidade. E sabemos que, ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a leitura e a escrita, proporcionando momentos lúdicos e de interação com o público.
O espetáculo literário Palco iluminado de histórias será apresentado pelo contador Manoel Neto com mais de 20 anos de experiência na arte de narrar contos e pretende resgatar essa arte milenar, presenteando os ouvintes com um repertório de histórias da literatura brasileira, bem como história do imaginário popular. Estará reunido em um só espetáculo autores como Rubem Alves, Ruth Rocha, Maria Heloisa Penteado, dentre outros.
O referido espetáculo surgiu ano passado e foi sucesso total, atraindo um bom público que lotou as dependências da FACI, foi bastante divulgado na mídia regional e a repercussão foi excelente. Essa segunda edição promete ser melhor e novamente conta com a participação da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes, uma vez que o espetáculo é bastante musicado. Weldon Ribeiro, Jeferson Correia e Murilo Golçalves são os músicos que compõem o espetáculo, dando maior harmonia aos contos.