Itapetinga: IV Marcha Contra o Crack
A IV MARCHA CONTRA O CRACK E OUTRAS DROGAS, realizada na manhã desta sexta-feira, 29/08/14, na cidade de Itapetinga, sudoeste baiano, reuniu uma verdadeira multidão formada por adultos, crianças, idosos e principalmente jovens, que saíram as ruas em apoio ao movimento contra o tráfico e o consumo de drogas na cidade, o que tem sido uma preocupação de todos os segmentos sociais.
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Coordenação de Proteção Especializada, que tem a frentea assistente social Cristiane Nunes (Cris Nunes), consegue mobilizar, a cada ano, um público maior.
Este ano, a concentração foi na no Parque Poliesportivo da Lagoa, com a participação de vários segmentos, a exemplo do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), atiradores do Tiro de Guerra 06-023 6ª RM, alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino, Bolsa Família, CREAS, CRM, CRAS, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, PROERD da Polícia Militar 8ª CIPM, Projovem, Departamento da Juventude, líderes religiosos, entre outras instituições.
Cris Nunes conclamou a todos para que cada um faça a sua parte e não se omita diante de um problema tão grave e que vem destruindo vidas.
A concentração aconteceu a partir das 08:30h da manhã no Parque da Lagoa, de onde a comitiva saiu e percorreu as principais ruas dos bairros Primavera, Otávio Camões e Clodoaldo Costa, com chegada ao Ginásio de Esportes, onde houve muitas apresentações alusivas ao movimento.
O público ao som de muita música eletrônica trazia mensagens de reflexão, além de levantar o astral e transmitir a verdadeira mensagem de reflexão.
Para a advogada Márcia Gama, a ação foi algo importante e uma oportunidade para as pessoas se conscientizarem sobre os perigos das drogas, principalmente os jovens. “Atualmente, a juventude tem caído nas armadilhas das drogas. Muitos têm embarcando nesse caminho, às vezes, sem volta, e isso não pode continuar. As drogas são problema de toda sociedade e não há como mais fecharmos os olhos para isso”.
“Há aproximadamente três meses não faço uso de drogas. Hoje, estou firmado na Palavra de Deus e a minha alegria é poder olhar para os meus pais e vê que eles voltaram a sorrir”, completou L.R, 18 anos, que desde os 15 estava totalmente entregue a dependência química.
Matéria: Sizinio Neto- Fotos Marlon Araújo.
“Ao longo das últimas décadas, a sociedade brasileira e mundial tem acompanhado o aumento expressivo do uso de drogas e suas consequências. A preocupação se tornou ainda maior nos últimos anos, com a larga disseminação do uso do crack, cujos efeitos são devastadores para o usuário, a sua família e a sociedade”, afirma o vereador do PSC, José Antunes. O parlamentar ainda destaca que a dimensão alcançada pelo problema “exige das autoridades e dos cidadãos um esforço cada vez maior em busca de ações de combate às drogas e preservação da vida”.
Diniz Cáscia, investigador de polícia e membro do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) ressaltou a importância do engajamento de toda a sociedade em uma causa tão importante, que, segundo ele, não depende apenas do Estado ou Município para que seja resolvida.
“O poder público não consegue fazer nada sozinho, precisamos de toda a sociedade”, afirmou. “Vamos ajudar as pessoas que entraram pelo caminho errado a encontrar de novo o caminho da vida, da dignidade, da alegria”, conclamou o policial civil. Matéria: Sizinio Neto- Fotos Marlon Araújo.
Sibele Nery – secretária municipal de Educação e Cultura, falou da mobilização da comunidade. “Quando a sociedade se mostra consciente, nós entendemos que estamos no caminho correto para que as políticas públicas tenham cada vez melhores resultados e atendam mais as pessoas”, afirmou.