Com objetivo de fortalecer o consórcio que pertence aos treze municípios da região do Médio Sudoste, foi realizada esta semana no gabinete da Prefeitura de Itapetinga uma reunião, com representantes de outros municípios, que pertencem ao Consórcio. Em Itapetinga, o Prefeito em exercício Alécio Chaves, se reuniu com o Presidente do CDS do Médio Sudoeste da Bahia e Prefeito de Caatiba, Júnior Mendes, o Prefeito de Potiraguá, o Sr. Luiz Soares, Marcos Aurélio, Secretário de Administração da cidade de Ibicuí, Luciano Almeida, Secretário de Agricultura da cidade de Santa Cruz da Vitória, Dorival Júnior, Secretário Executivo do Consórcio e Jeremias Pereira, Secretário de Governo de Itapetinga. “Nós entendemos que Itapetinga é uma cidade polo, ela precisa está à frente participando, e junto com os outros municípios captando benefícios, não só para a cidade, mas também para a própria região. Nós temos que pensar em um todo, não pensar isoladamente. Se pensarmos coletivamente com outros município teremos muito mais força juntos nas reivindicações ao Governo do Estado”, ressalta o Prefeito em exercício Alécio Chaves.
O prefeito de Caatiba e Presidente do Consórcio, Júnior Mendes, entende que é através dos consórcios públicos, que a região poderá ter grandes avanços, “nós precisamos pensar de uma forma macro, uma forma justamente de buscar o crescimento. É praticamente a própria política de desenvolvimento que o Governo do Estado vem buscando implantar, principalmente através do Consórcio, o nosso Governador Rui Costa acredita na política de consórcio público, e nós estamos também acreditando”, disse Mendes. Para ele, é através do consórcio público que se busca cada vez mais o desenvolvimento e o crescimento da região, “não pensamos só no município de Caatiba, pensamos nos treze municípios que fazem parte do Consórcio”, finalizou o Presidente.
Na próxima quarta-feira (15.04) uma outra reunião está agendada com todos os Prefeitos do Território, onde será discutido principalmente sobre o DERBA (extinto), no sentido de que o maquinário possa ficar para o Consórcio, uma vez que já ouve uma sinalização do próprio Governo do Estado. Outra demanda, é sobre uma possível Usina Asfáltica para que o Consórcio possa está atendendo toda região do Médio Sudoeste.