Itapetinga: Na abertura dos trabalhos, Nídia Oliveira faz balanço do seu primeiro ano de gestão
Na noite desta quarta-feira (19), a Câmara Municipal de Itapetinga abriu os trabalhos legislativos de 2014 em Sessão Solene, com a presença do prefeito José Carlos Moura, que fez a leitura da mensagem do Executivo, de vereadores, autoridades políticas, militares e representantes da sociedade civil.
A presidenta da Casa, vereadora Nídia Oliveira (PDT), destacou algumas prioridades executadas na sua gestão, tais como: lançamento do Portal da Transparência, realização de sessão itinerante e convocação de nove candidatos aprovados no concurso público realizado pela Câmara na gestão passada.
Na oportunidade, a parlamentar apresentou um balanço dos trabalhos legislativos referentes ao ano de 2013. “Realizamos 74 sessões, sendo 59 ordinárias deliberativas, 14 especiais e uma solene”, apontou. Foram aprovados 21 Projetos do Executivo, 20 Projetos do Legislativo, 145 Indicações, 75 Moções, 32 Títulos de Cidadão, totalizando 364 matérias aprovadas no ano passado.
De acordo com a presidenta, a Câmara Municipal participou de importantes debates sobre fatos políticos e administrativos ocorridos em 2013, tais como crise da Vulcabrás/Azaleia, manifestações de junho, criação da Associação dos Vereadores do Médio Sudoeste, dentre outros. Destacou ainda a ida dos vereadores às secretarias de Segurança Pública e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia com o objetivo de reivindicar a construção de um presídio para Itapetinga.
Nídia aproveitou o momento para agradecer ao prefeito José Carlos Moura e à população itapetinguense a confiança que lhe foi depositada quando esteve à frente do Executivo Municipal no período de 17 a 23 de janeiro deste ano.
Dificuldades enfrentadas
A presidenta revelou que teve dificuldades com as receitas previstas no orçamento, informando que a variação de valores em relação ao aumento do duodécimo na transição da antiga gestão para a atual não chegou a dez por cento, além disso, explicou que o subsídio dos vereadores havia aumentado na gestão anterior. Nídia esclareceu, assim, os motivos que levaram a Câmara a aprovar, por unanimidade, dois projetos de lei que permitiram a redução temporária dos subsídios dos vereadores e assessores parlamentares em junho do ano passado. “Tivemos dificuldades de realizar ampliação na estrutura da Câmara, mas ficamos atentos em relação à conservação, fazendo o necessário, como, por exemplo, a reforma do telhado do Plenário”, explicou a presidenta.
Expectativas para 2014
A presidente do Legislativo falou ainda sobre as expectativas para o período que se inicia. Nídia assegurou que grandes esforços serão feitos para manutenção e conservação do patrimônio público. Apesar das dificuldades e desafios no cenário financeiro, comemorou as melhorias realizadas.
Galeria de Presidentes
Na abertura dos trabalhos e com a presença de ex-presidentes da Casa, foi reinaugurada a Galeria de Presidentes da Câmara Municipal de Itapetinga. “Estamos cumprindo o compromisso de fazer o resgate da imagem pública da Câmara Municipal, criando estrutura provisória para exposição da Galeria dos Ex-presidentes, homenageando os homens e mulheres simples que foram figuras do nosso povo no cenário político local e que, às vezes, são esquecidos injustamente”, explicou a presidenta.