Itapetinga: projeto ecológico conscientiza crianças e adolescentes
O Projeto “Criança Ecológica”, realizado nesta sexta-feira (31) pelas técnicas de psicologia Aline Veloso, Katarine Amorim juntamente com facilitadora Noranei Gomes, aconteceu no CRAS da Nova, que fica no CSU. Participação das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No período da tarde o evento recebeu a presença da primeira dama Cida Moura, que ao lado das crianças conheceu o Projeto.
Esse projeto tem por objetivo apresentar estratégias de intervenção, criada pelos técnicos e facilitadores do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo (SCFV), para um aprendizado saudável, criativo e o cuidado com o meio ambiente, sendo essas atividades, plantar, regar, customização de matéria reciclável e trabalhar em grupo.
A relevância desse projeto justifica pelo fato de que, desperta interesse pelos encontros em grupo, necessidade de produção e preservação do meio ambiente, no qual incentiva as crianças a pesquisarem e debaterem sobre o meio ambiente e reciclagem, melhorando assim o aprendizado.
A Educação Ambiental e Sustentabilidade não deve ser tratada como algo distante da realidade e do cotidiano das crianças, mas como parte de suas vidas. É de extrema importância a sensibilização e conscientização da preservação do meio ambiente para a nossa vida e do lugar onde vivemos, afinal, necessitamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros e mantenham-se preservados. O Projeto Criança Ecológica, tem como objetivo promover melhor condição de vida para que as crianças tenham motivação, hábitos e atitudes saudáveis, de forma significativa despertando para o desenvolvimento, baseado nos seus direitos de cidadão, sensibilizando as crianças sobre a importância da preservação do Meio Ambiente.
Por ser um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em que um de seu objetivo é de certa forma contribui para a integração social de crianças e adolescentes, esse Projeto nos da possibilidade de educar, trabalhar, investigar e desenvolver habilidades de cada criança, mais respeitando suas limitações psicossociais e possibilitando diferentes formas de ligação.
Enfim, podemos considerar o quão importante é a implementação de oficinas nesses serviços no qual poderá desperta interesses e vontade de desenvolver outros projetos.
Agradecimentos: O colégio COOEDITA, IPAM, APAE, escola Dona Maria e a comunidade da Nova Itapetinga pela presença.
Por: Roberto Alves.