Itapetinga: secretario de saúde presta esclarecimento no legislativo
O Secretário de Saúde do Município de Itapetinga, médico intensivista Dr. Emmanuel Santos, usou a Tribuna popular da Câmara de vereadores, na Sessão realizada na noite da última quinta-feira (05), prestando esclarecimentos à comunidade.
O médico salientou a queda na arrecadação do ICMS e FPM, que ocasionou a perda de quase R$ 300.000,00 mensais, e que provocou dificuldades a gestão de quase todas as cidades brasileiras, e que por este motivo, reforçada pela crise, várias prefeituras estão demitindo funcionários contratados e fechando as portas de suas unidades de saúde e hospitais municipais para poderem cumprir suas obrigações salariais. Porém em Itapetinga a administração tem com muito esforço, mantido as suas unidades de portas abertas, a UPA 24 horas, por exemplo, passou de 40/80 atendimentos para 80/220 por dia (24h), sendo inclusive referência na região.
“No dia 30 de setembro pagamos o mês de julho; 06 de outubro pagamos agosto e no dia 13 de outubro finalizamos o mês de setembro. com a perda da arrecadação, e os cortes que foram feito pelo Ministério da Saúde, totalizando quase 20 milhões para todo o país, estamos remanejando algumas dotações orçamentárias e hoje estamos com 90% da folha paga. O pagamento de salários é primordial para o funcionalismo. O objetivo da nossa gestão é não tomar medidas drásticas com demissões de funcionários, e mesmo com todas as dificuldades manter os serviços essenciais em saúde”,salientou o secretário.
Em relação a aquisição de medicamentos para os serviços públicos de saúde, o Secretário destacou que ocorre mediante processos legais, um deles, licitação pública e que tal processo exige etapas que demanda tempo e as vezes atraso, além de dificuldades como: falta de matérias-primas importadas; suspensões de fabricação de itens sem aviso prévio, interdições dos laboratórios fabricantes pela Anvisa, ocasionando o desabastecimento farmacêutico nos municípios, e que apesar disso, desde 10 de Abril de 2015 a Central de Abastecimento Farmacêutico tem recebido os medicamentos licitados e comprados, disponíveis nas Unidades de Saúde Municipais e ainda na Farmácia Central no Centro de Saúde Guilherme Dias.
Dr. Emmanuel Santos, também informou quais os PSFs em reforma e motivos de atraso do trabalho como não comparecimento de empresas vencedoras do processo licitatório, demonstrou quais parcelas foram liberadas para as devidas obras e quais repasses encontram-se atrasados por parte do MS, além de salientar as medidas adotadas pela SMS em relação as empresas licitadas.
Por Márcia Aguiar