Itapetinga: Sedia Conferência Intermunicipal de Educação
Com o Tema “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, foi aberta na noite de segunda-feira (27.05), a Conferência Intermunicipal de Educação que prossegue durante todo o dia 28 de maio. A palestra magna foi ministrada pelo Mestre em Educação pela UERJ e Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, Dr. Nivaldo Vieira Santana.
A Conferência Intermunicipal de Educação tem como Coordenador Geral, o Professor Fanuel Santos, que atua como coordenador técnico da SMEC. O evento acontece após a realização da conferência municipal de educação em 2009. Itapetinga, Itambé, Itororó e Caatiba juntas debatem sobre os rumos da educação a nível municipal levantando propostas a serem encaminhadas à conferência estadual e conseguinte à conferência nacional de educação (CONAE) em 2014.
Em seu discurso Alécio Chaves lembrou a importância do encontro e da prática na busca da emancipação do homem “Um desafio nos é colocado todos os dias: desconstruir as formas políticas atrasadas que combina centralização, descontinuidade, fisiologismo, falta de profissionalização que teimam em permanecer no imaginário popular. É preciso que essa geração que se reúne aqui entenda que é preciso romper com essa mentalidade fracionada e estabelecer um divisor de águas que traz em seus ideais democráticos uma prática na busca da emancipação do homem, visando à inclusão social, valorizando o potencial de cada um e que o governo só tem sentido se for para todos, principalmente o que mais precisa”.
Espera-se a participação de cerca de 200 delegados representados pelos diversos segmentos educacionais, órgãos públicos e entidades de classes debatendo os diversos eixos e colóquios temáticos sendo 80 credenciados por Itapetinga, 50 por Itambé, 30 por Itororó e 30 por Caatiba, culminando o debate com a plenária final para votação das propostas.
A Secretaria de Educação enfatiza que todas as escolas foram mobilizadas para o debate realizando suas mini-conferências com a representação de todos envolvidos no processo educativo: diretores, professores, funcionários, pais e alunos e que esta é justamente o objetivo da mobilização para a CONAE, todos os segmentos debatendo os rumos da educação.
Entre os presentes estavam, o Prefeito em exercício Alécio Chaves (vice-prefeito de Itapetinga), Lieska Oliveira (vice-prefeita de Itororó), Sr. Irineu
Ferreira (Representante do prefeito de Itambé), a Sec de Educação de Caatiba, Sueli Cardoso, Sec de Educação de Itambé, Jorge Matos, Sec de Educação de Itororó, Wilza Karla Leão, a Presidente do Conselho de Educação de Itambé, Eliene Silva, na oportunidade representando todos os dirigentes de conselhos municipais de Educação, a Diretora Regional da APLB Sindicato, Adenice Chaves, a ex Sec. de Educação de Itapetinga Eliene Chaves, João Brito, vereador de Itororó e os vereadores de Itapetinga, Neide Pereira, Prof. Renan, Amaral Junior, vários professores e estudantes de pedagogia.
O Prefeito em exercício Alécio Chaves,finalizou seu discurso conclamando a todos com palavras de Paulo Freire, “Conclamo a todos a ousarem. Ai daqueles, entre nós, que pararem com sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e anunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo engajamento com o hoje, com o aqui e com o agora, aí daqueles que, em lugar desta viagem constante ao amanhã, se atrelam a um passado de exploração e rotina”, finalizou Alécio.