Itapetinga: Sessão especial alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
A Câmara Municipal de Itapetinga realizou na noite desta quarta-feira (8) uma sessão especial dedicada à campanha Novembro Azul, que tem como objetivo orientar a população sobre o câncer de próstata e alertar o homem sobre a importância de cuidar de sua saúde. A iniciativa foi do vereador Diego Rodrigues (PR), o Diga Diga, e contou com o apoio da Fundação José Silveira e da Secretaria Municipal de Saúde.
Roberto Botelho e Júnior Meirelles, que fazem parte do grupo de louvor da Igreja Batista Getsêmani, abriram o evento com uma apresentação musical. Participaram da mesa solene o secretário municipal de Saúde Helder Serafim, o médico urologista Marcus Vinícius Xavier, o coordenador da Fundação José Silveira Leonardo Matos, o servidor público Ijanai Júnior, a senhora Juliana Sant’Anna e o Capitão Elton, representando a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar.
Ao justificar a sessão, o vereador Diga Diga destacou a importância do movimento Novembro Azul para promover a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que é considerada a mais comum entre os homens que já passaram dos 50 anos e mata um brasileiro a cada meia hora.
Estudantes, professores, profissionais da Saúde, guardas municipais, entre outros membros da comunidade local estiveram presentes na sessão e puderam assistir à palestra ministrada pelo urologista Marcus Vinícius Xavier.
Graduado em medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, o palestrante fez residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Ana Neri, Urologia no Hospital São Rafael e Uro-Oncologia e Laparoscopia Urológica no Hospital do Câncer da Bahia – Aristides Maltez.
O especialista chamou a atenção dos participantes para a necessidade da realização dos exames preventivos e explicou que o tabagismo e a ocorrência de casos de câncer de próstata na família são importantes fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
“Um em cada seis homens terá câncer de próstata até o fim da vida”, informou, salientando que quem faz os exames periódicos tem de 80% a 90% de chance de cura. Prova disso foi o depoimento do servidor público Ijanai Júnior, que contou como descobriu a doença e como o diagnóstico do problema ainda em fase inicial foi determinante para o sucesso do seu tratamento.
Entretanto, de acordo com Marcus Vinícius, grande parte dos homens não cuida da saúde, e o preconceito em relação ao exame de toque retal ainda dificulta o diagnóstico da doença na fase inicial. Segundo o médico, uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia revelou que metade dos homens brasileiros nunca foi ao urologista. Ele falou ainda sobre a colaboração das mulheres no cuidado com a saúde masculina.
A programação do evento também foi marcada pela homenagem póstuma ao urologista Arnaldo Teixeira, precursor da campanha Novembro Azul em Itapetinga. Além de médico, ele também foi vereador, vice-prefeito e deputado estadual. A enfermeira Mariana Rodrigues lembrou o espírito solidário do inesquecível “Doutor Arnaldo”, conhecido como “médico dos pobres”.
itapetinga.ba.leg.br