Itapetinga: Sessão especial destaca a força das mulheres
A Câmara Municipal de Itapetinga realizou ontem (12) uma sessão especial para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. De iniciativa da Mesa Diretora, o evento teve como tema “Descobrindo a força de ser mulher” e contou com a participação de mulheres que são exemplos de coragem e superação.
Além da vereadora Naara Duarte (DEM), presidenta do Legislativo, participaram da mesa de debates da sessão especial a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Virginia Brito; a delegada Déborah Soares; a advogada Maria Lourdes Pio, representando a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Itapetinga; Valdirene Meira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapetinga; a Subtenente Velânia Souza, representando a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia e as palestrantes Suzy Ruas, Adriana Alves e Vitória Aparecida de Araújo.
Em seu discurso, a presidenta Naara Duarte falou sobre o poder de superação das mulheres e as barreiras que elas ainda enfrentam na sociedade. Para Naara, apesar das conquistas, ainda há um longo caminho a ser percorrido e é preciso avançar. A presidenta ressaltou a importância do empoderamento feminino e lembrou que, na atual legislatura, é a única mulher entre os membros do Poder Legislativo em Itapetinga. “O que diferencia cada uma das mulheres aqui presentes não é, muitas vezes, o tipo de luta que a mulher enfrenta, mas como ela enfrenta a luta e como ela sai da luta e toma isso como lição de vida”, afirmou.
Com um formato diferenciado, a sessão especial destacou a força das mulheres diante dos desafios da vida. Mesmo enfrentando diversos obstáculos, ao longo dos tempos, as mulheres vêm ganhando espaço nas áreas profissional e social, conquistando direitos e construindo histórias de sucesso como a da corredora de rua que foi criada na roça, trabalhando na lavoura, e hoje acumula medalhas e leva o nome da sua cidade para diferentes lugares do mundo. Suzy Ruas já participou de competições nos Estados Unidos e no Chile e tem entre os desafios de 2020 o campeonato Toronto World Masters, no Canadá.
Para a maratonista Suzy Ruas, a sessão especial foi emocionante. “Eu só tenho que agradecer a Itapetinga. Foi gratificante ver o Plenário cheio de gente. Acredito que muitas pessoas vibraram com a minha história de vida, com o meu exemplo de superação. O que mais me emocionou foi saber que um senhor, ao ouvir a sessão de casa, saiu rapidamente e veio para a Câmara assistir ao nosso depoimento de perto. Isso é marcante”, avaliou.
Outro relato de vida apresentado na sessão foi o de Adriana Alves, a pedagoga que, na luta pela saúde do filho, se tornou referência na região no acolhimento de pacientes, famílias e profissionais de saúde que precisam lidar com a epidermólise bolhosa hereditária. Essa doença é rara e grave, ainda não tem cura e se caracteriza por uma sensibilidade acentuada na pele e na mucosa, com formação de bolhas. A história de Adriana também é marcada pela dor de perder um filho para a depressão.
Entre as palestrantes da sessão também estava a presidente da Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista (Acaepa), Vitória Aparecida de Araújo. À frente da Acaepa há três anos, ela tem se destacado na defesa dos direitos da pessoa autista e na promoção de ações de conscientização sobre a causa. A história da entidade se confunde com a própria história da sua fundadora, que tem um filho autista e, em fevereiro de 2017, cedeu sua residência para ser montado um espaço com o objetivo de atender às necessidades da pessoa autista, dando início, assim, a um trabalho hoje reconhecido na cidade e na região.
O Grupo de Teatro Por Encomenda e o Miss’Art, da Segunda Igreja Batista de Itapetinga, realizaram apresentações na abertura da sessão especial.
ASCOM/CÂMARA