Itapetinga: sistema carcerário em discussão

Através de indicação do vereador Amaral Junior, vice presidente do Legislativo, foi realizada na noite desta quinta-feira (11.04), Sessão Especial para discussão do Sistema Carcerário em Itapetinga. Fizeram parte da mesa solene, Drª Juliane Nogueira (Juíza da Vara Crime), Drª Karoline Bezerra (Promotora de Justiça), Dr Roberto Junior (Delgado Titular), Dr Marcos Vinicius (Delegado Regional), Tenente Maicon (Representando a 8ª CIPM), Dr Fabricio Moreira (presidente da OAB local), Dr Afonso Neto (Defensor Público), Ricardo Dutra (Sec. Municipal de Finanças, representando o Prefeito) e o Sr Marcos Mauricio (Representando do Sindicato dos Agentes da Policia Civil da Bahia)

Após a composição da mesa, a Presidenta do Legislativo, Nidia Oliveira, convidou o vereador Amaral Junior, autor da indicação para apresentar a sua justificativa. Em seguida o convidado Marcus Mauricio, Representante do Sindicato dos Agentes da Polícia Civil da Bahia explanou sobre o assunto “A situação hoje é caótica e é geral, hoje nas carceragens da Policia Civil existem cinco mil e duzentos presos, nós temos um sistema carcerário na Bahia com cerca de nove mil presos. A situação é caótica, o sindicato não vive apenas de reivindicações, nem levando a categoria para movimentos, nos somos sindicalistas e seremos até o final do nosso mandato, o que tenho a dizer é que temos de buscar soluções viáveis o mais rápido possível”, destacou Marcos Vinicius que ainda lembrou entre outros pontos, a extrema necessidade da contratação de agentes penitenciários.

O Delegado Regional, Dr Marcus Vinicius, explanou sobre o assunto e aproveitou a oportunidade para esclarecer quanto o suicídio que aconteceu dentro da carceragem recentemente, “Quero aqui informar para a comunidade que o laudo comprovou o suicídio, o preso passava por problemas de saúde e familiar”,

Em seu pronunciamento o Delegado Titular, Dr Roberto Junior, fez uma referência às palavras de Marcos Mauricio, “O fluxo de detentos é grande e sempre a entrada de presos sempre será maior que a saída. Marcos Mauricio mencionou que existe uma possibilidade dos complexos serem transformados em presídios e eu quero aqui afirmar que em Itapetinga essa medida é impossível, o nosso complexo quando, está próximo a escolas como o Polivalente, Modelo, Rosalina e Maria Amelia e muito próximo a um grande número de residências, o que colocaria a população em situação de insegurança”.

O processo de ressocialização do indivíduo em condições de privação da liberdade também se apresenta como um dos principais focos de preocupação, tanto das esferas governamentais, como da sociedade de uma forma geral. A proposta do vereador Amaral Júnior, objetivou a formulação de um documento solicitando do Governo do Estado a construção de um presídio na região de Itapetinga, pois o edil entende que além de amenizar a situação sub humana que vive os detentos, serão gerados empregos com a realização de concurso público e outras funções sócios educativas que devem ser implementadas.

A presidenta Nidia Oliveira, franqueou a palavra aos convidados e aos vereadores que emitiram suas opiniões em relação ao Sistema Carcerário. A Sessão foi encerrada pela presidenta que agradeceu a participação de todos e salientando a vista que ela fez ao complexo policial afirmando que lutará por melhorias.

[nggallery id=93]

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.