Itapetinga: Tribuna Popular: professora da Uesb cobra apresentação de Plano Municipal de Contingências para Enfrentamento da Covid-19
A professora Sônia Martins Teodoro, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), usou a Tribuna Popular na sessão virtual da Câmara Municipal de Itapetinga, realizada nesta quarta-feira (17). Ela também é colaboradora do grupo HUB, que vem promovendo ações educativas e de solidariedade voltadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Em seu discurso, a professora lembrou a importância da participação ativa da comunidade em todos os processos de decisão que envolvam a saúde pública, uma participação que considera ainda mais necessária no cenário atual.
Sônia Teodoro manifestou preocupação com o crescimento do número de casos confirmados da Covid-19 na cidade e cobrou a apresentação do plano municipal de contingências para enfrentamento do novo coronavírus, com base nos protocolos e nas normativas vigentes.
“Viemos à Tribuna reforçar que a gente está vivendo um momento de emergência em saúde pública e isso exige dos gestores e da comunidade também uma postura diferenciada sobre as atividades que a gente considerava normal”, afirmou a professora.
Ela também fez diversos questionamentos à Mesa Diretora da Câmara e aos vereadores a respeito da atuação do legislativo frente à situação de calamidade pública. Uma das perguntas foi relacionada à ausência de representante da Câmara de Vereadores no gabinete de crise criado pela Prefeitura Municipal de Itapetinga para medidas suplementares.
A docente da Uesb agradeceu à Câmara a oportunidade de participar da Tribuna Popular e a doação de uma chamada educativa em carro de som ao grupo HUB no mês passado.
HUB é uma palavra da língua inglesa que tem sido utilizada para descrever grupos de pessoas movidas em torno de um objetivo em comum. De acordo com os organizadores, o HUB foi criado no intuito de unir ações solidárias voluntárias com o objetivo comum de prestar serviços de enfrentamento à Covid-19 e suas consequências humanas e sociais.
Em Itapetinga, o grupo é formado por professores, alunos e servidores técnicos-administrativo da Uesb e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e conta também com a colaboração de empresas privadas, profissionais liberais e representantes da sociedade civil organizada.
ASCOM/Câmara