Cansados de tanto perder para o grupo do atual Prefeito José Carlos Moura (PT), os ex-prefeitos Michel Hagge (PMDB) e Dr. José Otávio Curvelo (DEM), resolveram partir para o “Tudo ou Nada”, numa “junção”. NA VERDADE, NÃO SE UNIRAM, ESTÃO SE RESPEITANDO E SE SUPORTANDO. Para muitos, essa será a última campanha municipal que Michel participa – não sei, o tempo irá dizer; e talvez, também, o ex-prefeito José Otávio. Sendo assim, abrirá espaço para novas lideranças.
Em 2012, as duas maiores lideranças da oposição, dedicaram seus apoios à lideranças secundárias, separadamente. Em 2016, esses dois líderes e ferrenhos inimigos políticos, percebendo suas fraquezas individuais, RESOLVERAM SE SUPORTAR, numa “junção” que visa simplesmente o PODER. Quanto ao bloco que integra a base aliada do governo no município, até o exato momento, se encontra DIVIDIDO: com duas candidaturas ao Executivo. NUMA PROVÁVEL UNIÃO ENTRE DOIS, OU MAIS CANDIDATOS E SENDO CONSOLIDADA A VITÓRIA NESSAS ELEIÇÕES, É TIRAR DE CENA DOIS EX-PREFEITOS COM SEDE DE PODER; O QUE NO FUTURO, SERIA UMA DISPUTA ENTRE NOVAS LIDERANÇAS, SEM SEGUIDORES POLÍTICOS.
O pleito político em Itapetinga é tido como um dos mais disputados, lideranças políticas da capital (Salvador), sempre tiveram e terão fortes influências em seu resultado, e essa eleição não será diferente, uma vez que, o governo visa musculatura política para 2018. Em nossas colocações, podemos afirmar que no próximo dia 02 de outubro, o resultado é totalmente imprevisível, onde em uma eleição atípica no município, com quatro candidaturas com poder de voto, entre ERROS E ACERTOS, (MAIS ERROS EM ALGUMAS), muitos poderão se decepcionar.
No momento, uma das candidaturas pode ser objeto de estudos entre os pensadores da política local: a de ADRIANO ALCÂNTARA(PSDB). Adriano tira a turma que sempre investiu nas campanhas do PMDB local. Isso é fato. Mas até que ponto Adriano tira o voto elitizado, do PMDB?; e mais: Adriano consegue tirar o voto do eleitor simples, do PMDB???
As candidaturas de TIQUINHO (PDT) e ALÉCIO (PSD), dividem os eleitores da base governista no atual pleito, quase que por igual. Com essa DIVISÃO, quem poderá ser o principal beneficiado? Nós já vimos esse filme antes, em 2012, só que com atores diferentes e em situação contrária. É bom QUATRO FIGURINHAS da capital pensarem nisso o mais rápido possível.
Como podemos perceber, essa é uma eleição diferenciada, onde ninguém está eleito. Será eleito, o candidato que souber SOMARestrategicamente nos bastidores da política, em conexão direta com SALVADOR, QUE É ONDE AINDA ESTÁ O RESULTADO DA POLÍTICA LOCAL. Boa sorte a todos!!!