Itapetinga: Vereador José Antunes homenageia o poeta e fotógrafo Valdeique Oliveira
Na sessão virtual de quinta-feira (10), o vereador José Antunes (PSC), usou o tempo do pequeno expediente para fazer uma justa homenagem ao poeta e fotógrafo Valdeique Oliveira, durante o registro, o parlamentar deu ênfase a Moção de Aplauso de Nº 000/2019, de sua autoria, aprovado por unanimidade dos vereadores presente na sessão do dia 20 de Fevereiro de 2019, destacando os relevantes serviços prestados a cultura de Itapetinga e Região pelo Poeta e fotógrafo Valdeique Oliveira.
Fala do Vereador José Antunes
Valdeique de Oliveira Pereira Natural de Itapetinga, filho de Arquimedes e Valmira, tem Três irmãos: Walley (Musico), Keila (professora) e Ticiane (Pedagoga). Iniciou sua trajetória aos 07 anos idade na escola lendo e escrevendo algumas historias e poesias. Incentivado pelos pais e pela professora e poeta Marvione Macedo que se tornou grande amiga participou de concursos e tomou grande gosto pela leitura. Participando da Antologia Poética 50 anos de Itapetinga, foi fundador da sociedade literária 04 de outubro, organizou o salão regional de poesias surgindo ai o grupo Só Poesias coordenado por Marvione Macedo e surgiu o Jornal Só Poesias que já tem 5 edições sendo que o ultimo foi organizado Pelo Poeta valdeique Oliveira.
O grupo só Poesias se apresentava nas praças e espaços públicos. O Poeta é autor do Livro: Meu Caderno de Poesias, Participação na Antologia Livre Pensador na Bienal Internacional do Livro de São Paulo como único poeta baiano participante, é integrante do Dicionário de autores Baianos junto com grandes referencias da literatura brasileira. Participou como musico da orquestra da Fundação Movimento de Corais cantos das artes da sua amiga Maestrina Leniza Santos, participando do Festival Internacional de Musica antiga em Juiz de Fora – MG como Violoncelista (Cello). Participante e logo tornou presidente da AARTI Associação de Artista de Itapetinga realizando muitos projetos de artes e depois de 2 anos assumiu a presidente do Instituto Novo Rumo – Cultura e Desenvolvimento realizando projetos de artes e social e tendo como maior projeto a realização da Bienal do Livro junto com o professor e fundado da academia de letras Ramiro Oliveira. Realiza vários projetos de memórias do Artista São Felix e Marvione Macedo. Coordenador do Movimento café com Poemas onde foi realizados oficinas e Projetos como o Lançamento da Edição do Jornal Só Poesias em homenagem a Marvione Macedo sob sua coordenação e tem três livros prontos para lançar: Silêncio (Poesias com apresentação do amigo e poeta Ferreira Gullar), Fênix (Romance) e Caminhos das Nuvens (infantil). Além disso, o Poeta, escritor Valdeique Oliveira, atua como fotografo e ator e diretor fundador do grupo retalhos teatrais em Itapetinga, desenvolvendo desde 2013 projetos de formação do ator e estimulando jovens na questão da arte e educação. Valdeique Organizou junto com Marvione Macedo a Antologia Poética 60 anos de Itapetinga e também realizou concursos de poesias para escolas valorizando e descobrindo novos talentos. Para Valdeique Oliveira a arte é caminhar sobre o novo e descobrir novas possibilidades.