Itapetinga: vereadores se reuniram com delegados e promotora de justiça
Os vereadores Amaral Júnior (PRP), Neide Pereira (PSL), José Antunes (PSC), representado por seu assessor, Marlon Araújo, Valdeir Chagas (PDT), João Carlos (PMDB), Valquirão e a presidente do legislativo municipal, Nídia Oliveira (PDT), participaram de uma reunião no final da tarde desta segunda-feira (22/04), na sede da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (21ª COORPIN), com os delegados Dr. Marcus Vinicius (Coordenador Regional), Dr. Roberto Júnior (Delegado Titular) e a promotora de justiça, titular da Vara Crime, Dra. Carolina Bezerra.
 
O objetivo da reunião foi avaliar o resultado das audiências na capital do estado na semana passada, por parte dos vereadores que reuniram com orepresentante da SEAP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária), Nestor Duarte, e ouviram dele a sinalização para a construção de um presídio em Itapetinga.
 
A exigência, segundo Nestor Duarte, é que o município disponibilize um terreno, afastado da cidade, medindo 15 mil metros quadrados, tendo água e luz. O presídio terá aproximadamente 300 vagas. 
 
O vereador Amaral Júnior, autor da Indicação da Audiência Pública na Câmara de Vereadores para discutir o problema da carceragem de Itapetinga, ao usar da palavra, falou do resultado positivo das audiências na capital, da boa vontade do prefeito José Carlos Moura em disponibilizar o terreno para construção e implantação do presídio, do empenho da Câmara de Vereadores de Itapetinga em abraçar a causa e lutar pela implantação do presídio, do IML, dentre outros projetos de interesse da comunidade.
 
A presidente do Lesgilativo, vereadora Nídia Oliveira, disse que Itapetinga não contava na lista de cidades beneficiadas com a construção de presídios em 2013, mas tudo aconteceu no momento certo, pois os edis tiveram audiências produtivas na capital e conseguiram uma unidade para Itapetinga, através de encontro com o representante da SEAP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária), Nestor Duarte.
 
Segundo ela, o prefeito já garantiu a doação do terreno, inclusive vai apresentar três terrenos para que os técnicos do governo estadual possam escolher o melhor para a construção da unidade prisional.
 
O delegado titular, Roberto Júnior, parabenizou os veradores pela iniciativa, reconheceu a importância da criação e implantação de um presídio na sede do município de Itapetinga, por conta da necessidade, principalmente que o Complexo Policial está localizado numa área urbana no entorno de seis unidades escolares (Colégio Polivalente, Escolas Maria Amélia, Rosalina Vésper, Creche Irmã Dulce e Centro de Educação Infantil Pingo de Gente).
 
O Coordenador Regional, Dr. Marcus Vinicius, agradeceu a todos pela presença, o empenho da Câmara de Vereadores em defender essa bandeira, principalmente pela necessidade de um presídio em Itapetinga.
 
Dra. Carolina Bezerra, Promotora de Justiça da Comarca de Itapetinga, titular da Vara Crime, reconheceu o empenho dos vereadores e confessou que não estava muito confiante na solução tão imediata do problema, ao tempo em que pediu aos vereadores presentes, que mantissem o Ministério Público informado do andamento do referido projeto.


SIZINIO NETO

[nggallery id=100]

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.