ITC: 18 de Fevereiro – Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo
O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, datado no dia 18 de fevereiro, dos perigos do consumo nocivo de bebidas alcoólicas. Como o álcool se encontra presente em uma variedade de situações sociais, este costuma ser um tópico sensível. O “beber socialmente” pode evoluir sorrateiramente para uma dependência.
O que é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o alcoolismo como uma patologia crônica desencadeada pelo uso constante e descontrolado de bebidas alcoólicas. Ela pode comprometer a função do organismo com o tempo, causando problemas de saúde irreversíveis.
Visando conscientizar as pessoas sobre as consequências da ingestão desenfreada de álcool, o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo foi estipulado no país. Entretanto, esse dia não diz respeito somente à dependência e as suas consequências.
O alcoolismo afeta o casamento, as relações familiares e profissionais, a situação financeira, diminui a autoestima e impacta também a saúde mental da pessoa alcoólatra e dos indivíduos ao seu entorno. Esses fatores devem ser discutidos ao longo da recuperação desta condição.
Por que esta data é importante?
O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é relevante não somente porque a ingestão excessiva de álcool é prejudicial à saúde do corpo, mas também porque causa problemas em todas as esferas da vida do alcoolista.
Os laços sociais e familiares são prejudicados. As pessoas deixam de querer conviver com a pessoa que bebe excessivamente por temerem passar por uma situação desagradável ou pelo cansaço proporcionado pela convivência.