ITC: 7 de junho Dia Nacional da Liberdade de Imprensa
O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é uma data comemorativa celebrada anualmente em 7 de junho. Procura reforçar a importância da liberdade de imprensa na manutenção da democracia no Brasil, além de ser uma data de luta contra a censura e a violência direcionadas a jornalistas.
É celebrada em 7 de junho porque, nesse dia, em 1977, cerca de três mil jornalistas assinaram um manifesto exigindo o fim da censura e a liberdade de imprensa no Brasil. A data também serve como reflexão para o problema da violência contra jornalistas no Brasil — um dos mais violentos do mundo nesse quesito.
Leia também: Dia do Jornalista — data e importância
Resumo sobre o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa
- É uma data comemorativa celebrada em 7 de junho.
- É usado para reforçar a importância da liberdade de imprensa.
- É celebrado em 7 de junho porque, nesse dia, em 1977, cerca de três mil jornalistas assinaram um manifesto contra a censura da ditadura.
- A liberdade de imprensa é um direito constitucional que garante o acesso da população à informação e dá liberdade para os jornalistas realizarem o seu trabalho.
- Atualmente, o Brasil é um dos países mais violentos com jornalistas no planeta.
O que é o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa?
O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é uma data comemorativa celebrada anualmente no Brasil no dia 7 de junho. Procura reforçar a importância da liberdade de imprensa na construção de uma democracia forte em nosso país. O objetivo desse dia está em mostrar que a cidadania plena de todos os brasileiros se dá apenas mediante ao acesso integral à informação.
Além disso, a data serve para denunciar os problemas enfrentados pela classe de jornalistas em nosso país, uma vez que o Brasil é considerado um dos países mais violentos contra jornalistas no mundo. Violência física, verbal e intimidação são problemas constantes enfrentados pelos jornalistas aqui.
Assim, a data serve tanto para reforçar a importância da liberdade de imprensa quanto para denunciar as violências sofridas pelos jornalistas e exigir melhorias nesse aspecto. Acontece no Brasil em um dia diferente do que no exterior. Internacionalmente, há o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em 3 de maio.