Itororó – Caso Anthony: Prefeitura e GM iniciam sindicância para apurar morte do jovem
A Prefeitura Municipal de Itororó e a Guarda Municipal iniciaram nesta quinta-feira, 27, a abertura da sindicância que irá apurar a morte do jovem Anthony Melo Amorim de 17 anos, ocorrida no último domingo, 23, em circunstâncias que estão sendo investigadas pela polícia civil de Itororó.
Família questiona causa da morte de Anthony e fez protesto após enterro.
Anthony deu entrada no Hospital e Maternidade de Itororó, na madrugada de domingo, em parada cardíaca, foi reanimado, mas, mesmo com todo esforço da equipe médica, foi a óbito. O jovem foi levado para o hospital pela Guarda Municipal, que alega ter feito a abordagem do jovem no barracão da Feira Livre e que durante a abordagem, Anthony se assustou e desmaiou.
Amigos de Anthony que estavam com o rapaz na Feira Livre, no momento do ocorrido, alegam que agentes da Guarda Municipal utilizaram de força na condução da abordagem e com isso, o jovem se machucou e caiu.
Logo após o incidente, familiares e amigos de Anthony começaram a buscar explicações para o ocorrido. O corpo do jovem foi necropsiado e segundo familiares, a morte teve causa indeterminada em laudo pericial.
Logo após o enterro, a comunidade protestou em frente a Guarda Municipal, em frente a Delegacia de Itororó e na Avenida João Hortélio.
Aguardando divulgação dos vídeos das câmeras do local
Filmagens de câmeras de comerciantes, localizadas na Feira Livre, estão sendo analisadas pela polícia civil de Itororó e segundo familiares que já assistiram as filmagens, os áudios e vídeos confrontam com as alegações dos agentes da Guarda.
Os quatro guardas municipais envolvidos na ocorrência estão afastados de suas atividades desde o último domingo.
A guarda municipal se pronunciou:
A Guarda Municipal de Itororó lamenta profundamente a morte do jovem Anthony Melo Amorim na madrugada de 23 de junho. Reafirma que o respeito a dignidade humana e à vida são valores que norteiam a sua missão.
Informa ainda que por determinação do Prefeito Paulo Rios foi instaurada uma sindicância investigativa para apurar os fatos e que está colaborando com as investigações conduzidas pela autoridade policial.