Jerônimo lança revista “Nova Bahia”, que destaca ações e investimentos anuais do governo do Estado

O governador Jerônimo Rodrigues lançou na noite desta terça (20), no Teatro Castro Alves (TCA), a primeira edição da revista “Nova Bahia”. A publicação tem como objetivo detalhar os principais feitos e investimentos do Governo do Estado, em diferentes frentes por toda a Bahia, durante o ano anterior.

A Nova Bahia é um material semelhante ao lançado pelo ex-governador Jaques Wagner em 2007. A publicação que tinha o mesmo foco, chamava-se “Bahia, terra de todos nós”. “A revista de hoje, ela tem uma história acumulada, o Wagner em 2007, quando iniciou essa trajetória de prestação de contas com a imprensa, de uma prestação de contas com a sociedade, e também dos registros que nós temos que fazer, pois o dinheiro não é nosso, nós passamos a escrever a história. Dava para compreender perfeitamente a mensagem embutida naquele governo, naquele momento da nossa história”, disse Jerônimo.

O governador ainda afirmou que não pretende apagar o passado, mas ressaltou a importância do surgimento da revista e classificou como um “divisor de águas”, desde o início do primeiro governo do PT. “Eu não tô negando Waldir Pires, João Durval, mas teve um sabor diferente, começar uma era, uma geração sob a coordenação do senador hoje. Naquele momento, talvez a Bahia não soubesse, ali era uma ruptura para um governo acolhedor, democrático, participativo, tudo o que a gente sonhava e às vezes até tivemos experiências em algumas prefeituras, como foi o caso de Pintadas, pequena, miúda, mas era o exercício da gente, e ficávamos buscando essas experiências para semear para outros cantos”, disse. 

A primeira edição conta com 366 páginas, aborda 36 temas relacionados aos principais investimentos, entregas e ações realizadas pelo Governo do Estado, no ano de 2023, trazendo dados e entrevistas com gestores das principais pastas do governo, mostrando investimentos em Segurança Pública e nas novas unidades escolares de tempo integral, assim como informações sobre o planejamento da área da saúde, que contempla R$ 1,7 bilhão de recursos somente em obras físicas e um resumo das diversas iniciativas em andamento, como a instalação da primeira fábrica brasileira de amônia e hidrogênio verdes (H2V) em escala industrial no Brasil; a chegada da BYD em solo baiano; o destaque do estado no ranking nacional da produção energética nas fontes eólica e solar, investimentos como os R$ 200 milhões em aeroportos ou aeródromos em todo o estado, e a mobilidade urbana de Salvador, com a ampliação na linha 1 do Metrô. 

Sob a liderança da Secretaria de Comunicação (Secom), a produção da revista é resultado de um trabalho conjunto, que contou com a colaboração de jornalistas e repórteres fotográficos de todas as assessorias das secretarias e órgãos do Estado, além de profissionais de design gráfico e técnicos do Governo. 

Segundo o secretário de comunicação do Estado, André Curvello, o governador Jerônimo fez questão de revisar todas as páginas e opinar em todos os elementos. “A revista era maior até, mas o governador resolveu cortar algumas coisas. Mas tudo isso que nós falamos foi muito interessante, pois entreguei a revista pra ele, numa das missões internacionais, eu não esperava que ele fosse ler todas as páginas, mas ele leu e contribuiu e criticou muito. A reunião que ele convocou com as assessorias de comunicação terminou sendo um aprendizado, pois quem tem o sentimento da liderança consegue traçar muita informação nova, ele tem o governo na cabeça, tem o planejamento e isso orienta muito a gente para transformar tudo isso em notícia. Ele opinou em fotografias, legendas, temas e vamos continuar fazendo com muito zelo e nada mais é que uma prestação de contas”, concluiu.

Fonte: BN

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.