Lula quer discutir sucessão do Banco Central com Pacheco
O presidente Lula (PT) quer conversar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), antes de decidir quem será o próximo chefe do Banco Central. Esse assunto deve ser discutido entre os políticos depois que o Senado votar as pautas econômicas que ainda estão pendentes, como a segunda parte da reforma tributária e a desoneração da folha de pagamento dos municípios.
Nos bastidores, o nome mais falado para substituir Roberto Campos Neto, que deixará o cargo em dezembro, é o de Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária do Banco Central. A expectativa é que o anúncio do novo presidente do BC aconteça em setembro, quando o Senado deverá se concentrar em votar essas propostas, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.
Depois que as pautas econômicas forem concluídas, o próximo passo será indicar o nome de Galípolo para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Segundo o jornal, a aprovação do novo presidente do Banco Central na comissão ainda depende da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a autonomia da instituição financeira. A votação dessa PEC estava prevista para a última quarta-feira, mas foi adiada a pedido do líder do governo, Jaques Wagner (PT).