Morre aos 86 anos Marcello Lavenère, ex-presidente da OAB e defensor da democracia
Faleceu na manhã deste domingo (12), aos 86 anos, o advogado Marcello Lavenère Machado, ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Natural de Maceió (AL), Lavenère foi um destacado jurista, professor de Direito Civil na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público, além de consultor jurídico em Brasília.
Lavenère ficou marcado na história política do Brasil por seu papel fundamental em 1991, quando, na presidência do Conselho Federal da OAB, assinou o pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em conjunto com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Com uma carreira consolidada no direito, foi presidente da OAB Alagoas por dois mandatos consecutivos e membro ativo da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, onde atuou em prol das vítimas da ditadura militar, analisando reparações e defendendo os direitos de perseguidos políticos.
A trajetória de Marcello Lavenère é lembrada como um exemplo de defesa da democracia e do Estado de Direito no Brasil, deixando um legado significativo para a advocacia e para o país.
Voz da Bahia.
https://www.instagram.com/marlon.araujos/