Museu de Artes e Ciências é ampliado e entregue a população de Itapetinga
Itapetinga comemorou 63 anos de emancipação política neste sábado, 12 de dezembro, e recebeu de presente uma Clínica de Hemodiálise e um grande PSF, que foram inaugurados na sexta-feira (11). Neste sábado às 7 horas da manhã, aconteceu a tradicional cerimônia de hasteamento das Bandeiras no Paço Municipal. O Prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura, representando o município, hasteou a bandeira municipal, representando o Estado, o Presidente da Câmara de vereadores, o vereador Valdeir Chagas, hasteou a bandeira da Bahia, e o Subtenente Cezar Augusto Alves da Silva, do Tiro de Guerra de Itapetinga, hasteou a bandeira do Brasil. A execução dos hinos Nacional e Municipal ficou por conta do Coral Canto das Artes, regido pela maestrina Leniza Santos. Presença de vereadores, secretários, assessores e da Guarda Municipal.
Depois da cerimônia de hasteamento das Bandeiras, todos seguiram em direção à Igreja São José, onde em comemoração aos 63 anos de Itapetinga, foi celebrada pelo padre Rosenildo Pereira, uma Missa comemorativa. O deputado estadual Rosemberg Pinto esteve presente, participando das comemorações.
Na sequência, aconteceu a entrega da reforma do Museu de Artes e Ciências de Itapetinga, anexo ao Estádio Primaverão, que foi totalmente recuperando e reaberto, em 12 de dezembro de 2010, ainda na primeira administração do atual Prefeito José Carlos Moura. Grande parte do acervo foi recuperada e está em exposição para apreciação da comunidade local e turistas. O Museu foi idealizado e criado pelo Prefeito José Vaz Espinheira, na década de 70, e sendo destruído nas administrações dos ex-prefeitos Michel Hagge e José Otávio Curvelo.
Estiveram prestigiando o momento, o Prefeito José Carlos Moura, a primeira dama Cida Moura, o deputado estadual Rosemberg Pinto, os vereadores Amaral Júnior, Nídia Oliveira, José Antunes, o vereador Valdeir Chagas (Presidente da Câmara), o Presidente da CDL, Oniel Brandão e o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Em discurso, o Prefeito Zé Carlos destacou o profissionalismo do artista plástico/projetista, Sérgio Gomes Carvalho e também do Diretor de Cultura, Eduardo Fiscina, que com pouco dinheiro, fizeram muito. Assim também como todos que discursaram referenciaram o artista, que na reforma, contou com total apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, representada pela Secretária Sibele Nery.
Por: Roberto Alves e Marlon Araújo.
A equipe do Sudoeste 24 horas conversou com o vereador José Antunes (PSC), em suas poucas palavras ele disse: “As manifestações culturais com relação às nossas tradições e raízes merecem o apoio do poder público e serem tratadas como políticas públicas. É importante a sociedade itapetinguense conhecer e reconhecer sua história e origem. Esse museu aqui, em nosso município, significa resgate da memória e, além disso, podermos dizer que é mais uma vez a cultura atuando na libertação da escuridão da ignorância e abrindo portas de oportunidades”, pontuou o parlamentar.