Saúde Mental: Fabíola propõe debate na Comissão de Saúde
Na tarde desta segunda -feira (25), a presidente da Comissão de Direitos da Mulher, deputada Fabíola Mansur se reuniu com o presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia (APB), André Brasil acompanhado de médicos psiquiátricos para dialogar sobre a situação da saúde mental na Bahia e discutir formas de ajudar a combater o preconceito e a desinformação.
“Vou solicitar junto à Comissão de Saúde uma audiência pública, na qual possamos abordar o tema, bem como apoiar e ajudar na divulgação da Campanha #EuSouMais, precisamos acabar com o preconceito em torno das doenças mentais”, disse Fabíola.
Para o Presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia, André Brasil, a educação e a conscientização são caminhos mais seguros para combater o preconceito. Segundo ele, dentre as dez maiores causas de afastamento do trabalho em todo o mundo, cinco são transtorno mentais, como depressão e ansiedade. No entanto, o preconceito e a falta de informação dificultam o diagnóstico, uma vez que as pessoas evitam procurar tratamento porque temem o estigma de doente mental, pois tendem a acreditar que o doente psiquiátrico seja agressivo e devem ser excluídos da comunidade.
#EuSouMais
A campanha tem o objetivo de combater o preconceito contra pessoas com transtornos mentais e promover a autovalorização. Abril é o Mês de Enfrentamento à Psicofobia e, para combater o preconceito contra quem possui qualquer tipo de transtorno mental, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) lançou a campanha #eusoumais nas redes sociais. A iniciativa, que conta com o apoio de artistas, tem ainda o objetivo de promover a autovalorização das pessoas que têm transtornos mentais e chamar a atenção para a importância do tratamento