Nota de esclarecimento da prefeitura de Itapetinga sobre a greve na rede municipal
A Prefeitura Municipal de Itapetinga vem a público esclarecer sobre as negociações de reajuste salarial dos professores da Rede Municipal de Educação e reafirmar o compromisso que tem e sempre teve com a valorização dos profissionais do magistério, inclusive, com incentivos à graduação e pós-graduação. Desde 2009, ano que iniciou a primeira gestão do Prefeito José Carlos Moura, esse compromisso vem sendo reafirmado. Em pouco mais de 07 (sete) anos de gestão, o ganho salarial dessa categoria já atinge mais de 85% (oitenta e cinco por cento).
Essa gestão vem, ano a ano, reajustando os vencimentos da categoria de professores e sempre cumprindo com o piso salarial do governo federal instituído pela Lei do Piso nº 11.738/2008. Em levantamentos feitos junto ao RH da Prefeitura podemos afirmar que cerca de 70% (setenta por cento) dos professores da Rede Municipal de Educação de Itapetinga recebem salários entre R$ 3.500,00 (Três Mil e Quinhentos Reais) e R$ 7.000,00 (Sete Mil Reais). Isso é valorização salarial.
Neste ano, em meio à crise financeira geral, mas sensível à necessidade de continuar valorizando essa categoria, a Administração Municipal apresentou proposta na “mesa de negociação”, a qual foi recusada pela Categoria, nos seguintes termos:
a) Reajuste linear de 8% (oito por cento) para os 350 professores da Rede Municipal, a partir de junho de 2016, assegurando o pagamento de salários acima do Piso Nacional para todos.
A administração reconhece o grande prejuízo que a greve dos professores tem causado, especialmente a nossos alunos. Mas, mesmo diante de uma crise financeira que assombra o nosso país, ratifica aqui seu interesse em resolver esse impasse e garantir o cumprimento dos 200 (duzentos) dias letivos bem como a Carga Horária prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Itapetinga Bahia, 09 de Junho de 2016
Prefeitura de Itapetinga