SAAE de Itapetinga avança em tecnologia e implanta sistema de hidrogeron
Visando melhorias no resultado final da água tratada e redução de custos no processo de tratamento, o SAAE de Itapetinga dedicou-se em buscar alternativas à cloração e investiu em tecnologia de ponta. O mais avançado sistema de cloração existente, a alternativa empregada é o GERADOR DE CLORO, que assegura melhoria da qualidade da água distribuída e uma quebra de paradigmas em relação à tecnologia e operação de ETA’S. É o sistema de cloraçãomais avançado da atualidade, pois produz e aplica o cloro de forma segura, econômica e sustentável, assegurando um nível estável de cloro até a ponta da rede ou em processos industriais. Atende às exigências de cloração da portaria 2914/2011 MS e aos requisitos relacionados ao cloro para licenças ambientais de operação.
O Sistema está sendo instalado e deverá começar a ser operado a partir da semana que vem. No mês de abril, o engenheiro do SAAE de Itapetinga, Dr Luiz Nunes e o Chefe da ETA- Estação de Tratamento de Água, Nilton Souza, e o técnico químico Edimilson Dutra estiveram na cidade de Simões Filho para conhecerem o Sistema de Produção de Hipoclorito da Hidrogeron e acreditaram na viabilidade da implantação do sistema. Na tarde desta terça-feira (05), o diretor da autarquia Samarone Sodré e o engenheiro Luiz Nunes estiveram na ETA acompanhando os trabalhos de instalação.
COMO FUNCIONA – O sistema utiliza água, energia elétrica e sal (cloreto de sódio) para a produção da solução oxidante. A solução oxidante a base de hipoclorito de sódio produzida é muito mais completa que os tratamentos convencionais, pois contém: cloro livre, ácido hipocloroso, radicais livres de oxigênio e peróxido de hidrogênio, todos com alto poder de oxidação. Com produtividade a partir de 105g de cloro ativo ao dia, os geradores Hidrogeron não têm limite máximo de produtividade, podendo atender qualquer demanda de cloração.
Por Márcia Aguiar
ASCOM SAAE