No último domingo, 24, a SIBI – Segunda Igreja Batista de Itapetinga durante o Culto de Despedida e Envio dos Missionários Devanildo Ribeiro e Karla Deneize Moreira Dutra (Deyse) a filha do casal (Débora) ao Senegal (África), foi memorável, muito emocionante. Deyse é filha da Missionária Zeneide Novais que já está na África em Senegal, presidindo um lindo e frutífero Projeto Missionário com 135 crianças de 2 a 6 anos.
O Culto marcou a vida da Igreja, da família da Missionária Zeneide, dos membros e congregados, da família enviada e do Pastor Odinei Ferreira de Oliveira, que muito emocionado, presidiu o culto, agradecendo a Deus por todas as coisas, pela vida da Igreja, pela vida da família de Deyse.
O ministério de Evagelismo e Missões caprichou na ornamentação e organização do Culto de Envio, incuindo a entrada das bandeiras do Brasil, da África, de Israel, da Convenção Batista Nacional, do estado da Bahia, de Itapetinga e da SIBI. As crianças do Clube dos Faíscas fizeram uma linda homenagem à Débora, reconhecendo sua importância, sua assiduidade, sua dedicação e amor ao Senhor.
Devanildo Pereira, Deyse, Davi e Débora são membros da SIBI, mas estão inseridos na Congregação da Segunda Igreja Batista de Itapetinga, situada no Clerolândia, na Praça 15 de Novembro, que tem como Dirigente, o Pastor Zenildo Novais, que é tio de Deyse, Davi e de Débora.
O casal tem dois filhos, sendo Davi, jovem de 24 anos e Débora (a princesinha de Jesus). Davi vai permanecer em Itapetinga. O casal com mais de 30 anos de vida com Deus, passou por um verdadeiro processo para viver esse chamado Missionário, muito tempo de preparação, busca constante, seminários, estudos (Cursos – Concentração em Missões, Educação Teológica, Missões Transculturais, Plantação e Desenvolvimento de Igrejas), cursos de idiomas, muita dedicação e a certeza que sempre estiveram no caminho certo. “Sou grato a Deus por este momento especial que vai marcar as nossas vidas. O Senhor falou muito forte ao meu coração, simplesmente estou vivendo uma experiência maravilhosa, o momento do IDE, pois vivemos o tempo da preparação e aguardamos o tempo do Senhor, pois, entendemos que tudo é no tempo de Deus”, disse Devanildo Ribeiro.
“Não sei se vou conseguir falar, a emoção brota da minha alma, viver esse momento é algo simplesmente extraordinário. Meu coração não está suportando tanta alegria, mas ao mesmo tempo, difícil pra mim, deixar meu filho Davi, tão jovem, embora sei que vai ficar bem, será bem cuidado, estará contribuindo, orando e comunicação conosco. Sou grata a a Deus por tudo, até mesmo quando no começo não entendia o trabalhar Dele, pois não seria do meu jeito, no meu tempo, mas no tempo do Senhor. Minha mãe Zeneide Novais foi minha inspiração, pois deixou tudo para fazer o IDE DE JESUS tão longe de nós, sem murmuração, sem pedir nada em troca, por amor as almas, por amor à Palavra de Deus, por ouvir a voz do Senhor. Agradeço ao Pastor Odinei Ferreira pelo incentivo e apoio, meu tio pastor Zenildo, minha família, minha igreja (Congregação e Sede) e a tantos outros que me apoiaram durante o processo”, enfatizou Deyse, muito emocionada.
Deyse já conta com sua mãe, a Missionária Zeneide Novais, que desde 2010, foi enviada para uma grande Missão na África (Senegal – Projeto La Frutificacion), onde está à frente de um grande Projeto Missionário Sócioeducativo que trabalha atualmente com 135 crianças de 2 a 6 anos, com direito à escola, alimentação e café da manhã, agrega jovens e adolescentes com o Esporte e Senhoras com trabalho social, um projeto transformador, alcançando resultados extraordinários, pela Misericórdia do Senhor.
O pastor Odinei Ferreira não escondeu sua emoção ao falar da família de Deyse que está sendo enviada ao Senegal. “Eu sei que estão prontos, primeiro porque é da vontade de Deus, depois porque Deus os preparou, eles viveram cada etapa do processo, foram submissos aos Senhor, esperaram o tempo de Deus para esse chamado, estão indo, mas antes, oraram, comunicaram e contribuíram, por isso, estão prontos para viverem uma grande Missão em Senegal”, declarou Odinei Ferreira de Oliveira.
A Congregação do Clerolândia cultuou ao Senhor na Sede e fez uma linda homenagem à família de Deyse, reconhecendo sua contribuição por mais de 10 anos auxiliando o pastor Zenildo Novais, participando da vida da Congregação, atuando em todos os Ministérios e Departamentos. Os imãos tanto da Sede quanto da Congregação se emocionaram, Deyse e sua família se emocionaram, foi um momento de muita emoção, onde o coração falou mais forte. A Congregação confeccionou um lindo banner com a foto de todos os membros e congregados e uma linda mensagem em homenagem à citada família.
Muitas pessoas ao tomarem conhecimento que a SIBI estaria enviando uma família para uma Frente Missionária na África, em Senegal, perguntaram onde o pastor Odinei havia conseguido?. Ele respondeu que são respostas de orações da Igreja; Consequência de trabalho da igreja que treina, capacita, que desperta vocacionados; Uma igreja que apoia Projetos Missionários, uma igreja que ama e que serve.
O Pastor Josemar Silva – Coordenador da Regional da CBN – Convenção Batista Nacional entregou ao casal uma Bíblia de Estudos e Discipulado, agradecendo a Deus por essa dádiva, pelo envio dos Missionários ao Senegal. “Louvamos a Deus por este momento, pela vida da Segunda Igreja Batista, isso é de Deus, para a Glória de Deus. Esse nobre presente da SIBI para vocês que atuaram tanto tempo no Ministério de Discipulado, que ganharam tantas almas e agora vão trabalhar em outro continente, mas com a mesma dedicação”, enfatizou pastor Josemar Silva.
O Pastor Zenildo Novais – Dirigente da Congregação do Clerolândia, muito emocionado, quase não conseguia expressar sua Gratidão a Deus, pelo fato de sua sobrinha, o espo e os filhos que tanto lhe ajudaram na Congregação, estarem sendo enviados ao Senegal. “Eu só posso dizer, muito obrigado Senhor, pelo Seu Amor imensurável, a forma como o Senhor trabalha seus Mistérios, obrigado por escolhê-los, capacitá-los e enviá-los para uma grande Missão. Sempre foram obedientes, determinados e dedicados, souberam esperar o tempo do Senhor, o tempo de preparação e o momento do envio ao Campo Missionário”, declarou Pastor Zenildo Novais ao falar sobre o envio dos Misisonários.
Por: Sizinio Neto
A SIBI tem duas Congregações na sede do município, sendo uma no bairro Nova Itapetinga (Travessa Belo Horizonte – Igreja Batista Semeadora da Boa Semente) e outra no Clerolândia (Praça 15 de Novembro), além de Macarani e Itabaí (Corgão) e Firmino Alves. Frente Missionária na África (Senegal – Projeto La Frutificacion desde 2010) com a Missionária Zeneide Novais. SIBI – Uma Igreja que Ama e que Serve. Há 56 anos Glorificando a Deus e Edificando Vidas!