Sessão especial discute Momento da cultura itapetinguense

Combinando música, poesia e artesanato, a sessão especial da Câmara Municipal de Itapetinga, realizada nessa quarta-feira (29), discutiu o momento da cultura e, especialmente, do artesanato de Itapetinga. A Sessão, de iniciativa do vereador Alfredo Cabral (PSD), contou com exposição e apresentações culturais, realizadas pela Associação dos Artesãos de Itapetinga, Casa do Artesanato e Cia, e mostra de trabalhos do Centro de Desenvolvimento Profissional (Cendep).

Fizeram parte da mesa solene o presidente da Associação dos Artesãos de Itapetinga, João Machado, o vice-presidente da Associação, Valdeique Oliveira, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Agnelo Nunes, e o poeta-contador de história Getro Guimarães. As apresentações artístico-culturais contaram com a participação de Eudete Luiz, Lucio Paulo, Jai dos Teclados, Banda Plenitude, João do Campo e Joaquim Viola Verde, além de Dona Silvina, que apresentou uma cantiga de roda.

O vereador Alfredo Cabral justificou a realização da sessão especial, afirmando que “Itapetinga é um verdadeiro celeiro na formação de artistas”. Alfredo salientou que valores têm sido perdidos na cultura e na arte por falta de reconhecimento e apoio do poder público. “As empresas e a sociedade em geral também devem participar desse movimento em prol da manutenção da nossa cultura”, sugeriu. O vereador disse ainda que não é possível falar de cultura na cidade sem lembrar a poetisa Marvione Macedo, da mesma forma que não se pode falar de arte sem citar o artista plástico Júlio de Souza Barbosa, São Félix. “Nós temos visto o esforço dos artesãos de Itapetinga”, afirmou o vereador, referindo-se à criação da Associação dos Artesãos e ao trabalho desenvolvido na cidade. Para ele, é necessário que o poder público e a sociedade comecem a apoiar, de forma mais significativa, a cultura e a arte.

O presidente da Associação dos Artesãos de Itapetinga, João Machado, destacou a importância da união existente entre os artesãos e manifestou sua satisfação ao representar a classe na solenidade. Para ele, a participação dos artesãos na sessão especial já pode ser considerada uma vitória e um momento histórico, já que o evento conseguiu reunir os artesãos da cidade na Câmara pela primeira vez. “Há muito tempo esse trabalho tem sido feito aqui e não tem sido reconhecido pela sociedade e pelo poder público, e hoje nós estamos sendo reconhecidos nesta Casa que representa o povo de Itapetinga. Para nós, é muita honra”, avaliou. Na oportunidade, João Machado agradeceu às pessoas que ajudaram na criação da Associação, dentre elas a presidente da Câmara Municipal, Nidia Oliveira.

[nggallery id=119]

Lentes: Marlon Araújo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.