STF forma maioria e mantém Alexandre de Moraes na relatoria do inquérito de golpe de estado

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para negar um recurso movido pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pedia a retirada do minis
tro Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado. O julgamento, iniciado às 11h desta sexta-feira (6), resultou em seis votos contrários ao recurso, sem nenhum voto contrário até o momento.
O relator do recurso, Luís Roberto Barroso, e os ministros Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli votaram de forma contrária à remoção de Moraes da relatoria.
Durante seu voto, Barroso destacou que “os fatos narrados na petição inicial não caracterizam, minimamente, as situações legais que impossibilitam o exercício da jurisdição pela autoridade arguida”.
A defesa de Bolsonaro argumentou que Moraes estaria impedido legalmente de seguir como relator, alegando que o ministro seria tanto juiz quanto vítima, já que é um dos alvos do plano narrado no inquérito, que envolvia um plano para sequestrar e assassinar Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).