Terremoto em Mianmar deixa 1,7 mil mortos e mais de 3,4 mil feridos

O número de mortos pelo terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar subiu para 1,7 mil, segundo o governo militar do país neste domingo (30). Mais de 3,4 mil pessoas ficaram feridas, e 300 seguem desaparecidas.

Na Tailândia, o tremor causou o desabamento de um arranha-céu em Bangkok, deixando 18 mortos e 76 pessoas ainda presas sob os escombros. Equipes de resgate utilizam drones e cães farejadores na busca por sobreviventes.

O chefe da junta militar de Mianmar, Min Aung Hlaing, alertou que o número de vítimas pode aumentar devido às dificuldades na resposta ao desastre. Índia, China e Tailândia enviaram suprimentos e equipes de resgate, mas hospitais operam no limite da capacidade, e infraestruturas danificadas dificultam a chegada de ajuda humanitária.

O terremoto agravou a crise no país, já abalado por conflitos internos desde o golpe militar de 2021. O deslocamento de milhões de pessoas e a precariedade do sistema de saúde complicam ainda mais a situação. O Serviço Geológico dos EUA estima que as mortes podem ultrapassar 10 mil e que os prejuízos superem o PIB anual de Mianmar.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.