Tratamento contra câncer feito no Brasil é promissor e resultados impressionam
Um tratamento contra três tipos de câncer, feito no Brasil, está impressionando médicos e pacientes pelos bons resultados em pessoas que já não respondiam mais aos procedimentos tradicionais, como quimioterapia, radioterapia e transplante de medula.
É um tratamento novo e rápido, que dura em torno de meia-hora e tem conseguido eliminar a doença com o uso de células de defesa do próprio paciente, modificadas geneticamente. A CART-T é uma terapia genética e revolucionária criada nos Estados Unidos e aprovada em 2017 pela FDA, a agência reguladora de saúde norte-americana, que vem dando certo também no Brasil.
“A gente pretende, num estudo clínico, fazer para 81 pessoas com linfoma ou leucemia. Hoje a gente tem uma unidade fabril aqui, uma fábrica desenvolvida e construída aqui no hemocentro que tem capacidade de produzir até 300 casos por ano com esse produto. Então a gente espera escalar isso aqui para muito mais pessoas. Tudo pelo SUS, sem custos”, disse Diego Villa Clé, coordenador médico do Hemocentro de Ribeirão Preto, ao Fantástico, da TV Globo.
Até o momento, o tratamento com as células CAR-T só pode ser feito em pacientes com 3 tipos de câncer: leucemia linfóide aguda, linfoma não Hodgkin e mieloma.
No Brasil, existem 2 maneiras de se fazer esse tratamento: enviando as células para laboratórios, nos Estados Unidos e na Europa, que custa, pelo menos, R$ 2 milhões, ou participando dos estudos clínicos do Hospital Albert Einstein ou do Hemocentro de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
No caso da Vânia, ela fez o tratamento particular e o plano de saúde dela cobriu os custos depois que a paciente entrou na Justiça.
As células dela foram enviadas para um laboratório nos Estados Unidos.